domingo, 22 dezembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador investirá na recuperação de prejuízos do ensino virtual

Prefeito Bruno Reis reconheceu o déficit na educação municipal com a pandemia

Durante abertura da Jornada Pedagógica 2023, iniciada nesta quarta-feira, 1º, a prefeitura de Salvador apontou que a recomposição da aprendizagem é o principal desafio para o ano letivo da rede municipal de ensino. Na ocasião, o prefeito Bruno Reis (União) reconheceu o déficit na educação municipal causado pelos anos de ensino remoto ou híbrido por causa da pandemia de Covid-19, que tirou os alunos das salas de aula.

“É um fato constatado nas nossas avaliações internas. Durante a pandemia, a aprovação foi automática e houve uma redução na proficiência por conta das limitações do ensino digital. As crianças da rede municipal têm idade menor e uma dificuldade maior de assimilar conteúdo digital, então efetivamente há um problema a ser enfrentado. Nós vamos adotar uma série de metodologias para recuperar esse tempo perdido, e por isso é necessário o envolvimento de todos”, afirmou Bruno Reis.

Como o período de matrículas ainda não foi finalizado, o prefeito disse não ter os números finais deste ano. Ele relembrou, no entanto, o impacto dos novos alunos recebidos pela rede municipal no ano passado. “Foram 30 mil alunos que vieram, entre aqueles que absorvemos na nossa rede, com a inauguração de novas escolas, ampliação de escolas existentes e também através dos programas que temos”, disse Bruno Reis.

Presente no evento, o secretário de Educação de Salvador, Thiago Dantas, apontou a importância dos professores da rede municipal e também apontou a meta de “recuperar o tempo perdido na pandemia”.

“Para que nosso trabalho funcione, precisamos ter uma visão de rede. E para isso é necessário muito diálogo e compreensão.  É preciso ainda compreender o valor do educador como formador do ser humano, além da responsabilidade de resgatar o vínculo do aluno com a escola e recuperar todo o tempo perdido com a pandemia. Tenho certeza de que podemos e iremos transformar Salvador em uma cidade referência na educação”, disse Thiago Dantas.

A administração municipal ainda ressaltou as ações realizadas na educação. “Estão sendo construídas 35 novas escolas e, até o final da gestão, atingiremos 48 unidades, o que configura uma escola por mês durante todo o mandato. Fortalecemos e demos condições para consolidar programas, trouxemos educação digital, com tablets, chromebooks, implantamos ambiente digital de aprendizagem, wi-fi nas escolas e sempre tivemos, apesar dos problemas, uma capacidade de diálogo com nossos profissionais. Há problemas ainda, mas o importante é que nosso objetivo é promover o melhor para nossas crianças”, falou o prefeito.

As aulas da rede municipal começam na próxima segunda-feira, 6, nas 421 unidades de ensino. De acordo com a Smed, até o último dia 30, cerca de 135 mil alunos haviam sido matriculados nos segmentos oferecidos pelo município: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) etapas de I a V. As matrículas na rede municipal de Salvador permanecem abertas durante todo o ano.

Jornada

A Jornada Pedagógica acontece até sexta-feira, 3, e é direcionada aos gestores das 421 unidades escolares municipais e equipes técnicas das gerências regionais. Dentre as novidades preparadas para a edição 2023, está o lançamento do projeto Papo com o Gestor, uma iniciativa da Diretoria Pedagógica (Dipe), visando estimular a troca de experiências de gestão escolar na rede municipal.

O evento acontece durante os três dias nas unidades escolares do município, onde equipes gestoras, coordenadores e professores se reúnem para discutir o ano letivo, e tratar temas como planejamento do ano letivo e a avaliação do ano anterior, com vistas à análise e reflexão da prática pedagógica e dos resultados alcançados.

A cerimônia de abertura no Centro de Convenções do Hotel Fiesta contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Educação, Thiago Dantas, da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, da diretora Pedagógica da Smed, Adenildes Teles, e de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME).

Arquivos