O primeiro passo é se inscrever em uma das unidades, levando um documento de identificação oficial com foto e cartão do SUS
Com o objetivo de reduzir o número de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco, Salvador oferece o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PCMT), disponível em mais de 40 unidade de saúde da rede. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de forma individual e em grupos. O primeiro passo é se inscrever em uma das unidades, levando um documento de identificação oficial com foto e cartão do SUS.
Após a inscrição, o paciente passa por uma entrevista (anamnese) para avaliação do interesse em se tratar e, também, do nível de dependência química. Isso porque, em alguns casos, além das terapias em grupo, também é indicado o uso de medicamento.
Vencidas essas duas etapas, o paciente começa a fazer as terapias coletivas semanais. O apoio é dado por um grupo de profissionais qualificados, entre eles médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas e enfermeiros.
Confira a lista de unidades do PMCT:
CENTRO DE SAUDE MENTAL OSWALDO CAMARGO
USF ÚRSULA CATHARINO GARCIA
USF DO ALTO DAS POMBAS
USF IVONE SILVEIRA CALABAR
UBS DR. CESAR DE ARAÚJO
USF DO CANDEAL PEQUENO
UBS MAJOR COSME DE FARIAS
USF SANTA LUZIA
USF CLAUDELINO MIRANDA
UBS RODRIGO ARGOLO
USF MATA ESCURA
USF CALABETÃO
USF CAJAZEIRAS XI
USF BOCA DA MATA
SERVICO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SÃO FRANCISCO