quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador recebe primeiros saltos de paraquedas na orla; veja quando será o próximo

Os primeiros saltos de paraquedas na orla de Salvador foram realizados na manhã desta sexta-feira (7), na praia de Patamares. A iniciativa marca a parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o grupo Skydive Bahia Paraquedismo e a Orla Pituaçu, responsável pela concessão do trecho da orla. A proposta é atrair soteropolitanos e turistas interessados na prática, com saltos periódicos na região.

O diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secult, Gegê Magalhães, destacou que o diálogo com a Skydive começou no início do ano passado. “Estávamos na expectativa da liberação da base de pouso e conseguimos finalmente liberar a malha aérea com a Infraero. Quanto mais experiências nós tivermos na cidade, são mais atrativos para as pessoas virem a Salvador, como os equipamentos culturais, o turismo de mergulho, de aventura, agora o paraquedismo”, afirmou.

Magalhães participou do primeiro salto de paraquedas em Patamares e se mostrou emocionado. “Pousar depois de tudo que a gente viu lá em cima é emocionante demais”, relatou o gestor.

A diretora de Marketing da Skydive Bahia, Fernanda Macuco, comemorou o início das atividades de paraquedismo na capital baiana. “Esse é um esporte que tem tudo a ver com a cidade; faltava isso. Levamos mais de um ano para conseguir todas as licenças e poder executar o paraquedismo, que é uma oportunidade das pessoas conhecerem essa beleza toda vista de cima”, disse.

Fernanda também participou do pouso inaugural e explicou que haverá uma estrutura fixa da Skydive na orla para agendamentos. “Teremos algumas datas específicas que serão anunciadas previamente. As pessoas agendam o salto, partem do aeroporto de Salvador e pousam aqui na orla de Patamares”, explicou.

Os próximos saltos de paraquedas acontecerão entre os dias 28 e 30 de novembro, das 6h às 8h, com expectativa de ampliação das operações durante o verão.

O empresário Pedro Magalhães, de 33 anos, foi um dos aventureiros do dia. Morador de Patamares, ele comemorou o salto como uma experiência única. “Essa promoção do turismo em Salvador é uma iniciativa fenomenal. Agora oficialmente posso falar para minha mãe que pulei, porque ela não sabe; se soubesse, ia ficar ligando o tempo inteiro”, brincou.

Pedro, que também vai operar um dos novos quiosques da Orla de Pituaçu, definiu a experiência como simbólica. “Viver é diferente de estar vivo, e saltar de paraquedas é uma das coisas mais incríveis que uma pessoa pode fazer. Quem nunca fez, agora tem a oportunidade de pular com a vista mais incrível da cidade mais incrível do Brasil”, completou.

Como participar

Interessados devem se dirigir ao terminal executivo do Aeroporto de Salvador, após agendamento prévio com a equipe da Skydive Bahia, pelo Instagram @skydivebahiaparaquedismo ou via WhatsApp (71) 99943-3125. Cada voo comporta até sete passageiros.

A atividade é aberta a pessoas com idade a partir de 12 anos, mediante autorização dos responsáveis. Todos os saltos são acompanhados por instrutores experientes, garantindo segurança total mesmo para quem nunca teve contato com o esporte.

Publicidade

Arquivos