A atuação de uma frente fria vinda da região Sul provocou chuvas intensas em Salvador desde a segunda-feira (20), elevando o nível de alerta da Defesa Civil Municipal. Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, o acumulado de chuva já chegou a 123,2 milímetros na região da Boca da Mata.
Outros bairros também registraram volumes expressivos: Nova Brasília (106,8 mm), Cajazeiras VIII (101,6 mm) e Mangabeira (98,4 mm). A média histórica para todo o mês de outubro é de 91 mm, conforme a estação de referência localizada em Ondina.
Diante das condições meteorológicas, a Codesal emitiu um novo alerta na manhã desta terça-feira (21), informando a continuidade das chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento, com risco de queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos. A previsão indica céu nublado a parcialmente nublado e 90% de probabilidade de chuva ao longo do dia.
Seguindo o Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), a Codesal elevou o nível de observação para “atenção”. O diretor-geral da pasta, Sosthenes Macêdo, reforçou o pedido de cautela à população.
“Esta terça (21) tem sido de rajadas de ventos muito intensas em Salvador, com mais de 60 km/h na região da Barra e de Itapuã. Depois de uma segunda de dados históricos, a cidade se comportou muito bem. Mas é claro que, agora, com solo encharcado, a nossa atenção é redobrada por conta do escorregamento de terra. Dessa forma, peço atenção de todos e, em caso de risco, a população pode ligar para o 199”, destacou o diretor.
A Defesa Civil reforça que os boletins de alerta podem ser recebidos gratuitamente via SMS, bastando enviar o CEP da residência para o número 40199.
As ocorrências e boletins em tempo real estão disponíveis no site da Codesal: https://codesal.salvador.ba.gov.br/boletins/.