sábado, 1 novembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador sedia 20º Congresso de Procuradores Municipais com mil participantes

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), participou na noite de terça-feira (28) da abertura do 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM), realizado no Hotel da Bahia by Wish. O evento segue até sexta (31) e reúne cerca de mil participantes de 26 estados e do Distrito Federal.

O congresso é promovido pela Associação das Procuradoras e dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e pela Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS). O encontro conta com a presença de juristas, autoridades do Judiciário, especialistas e operadores do Direito para discutir temas centrais à gestão pública municipal.

Bruno Reis destacou que a capital baiana tem se consolidado como referência na realização de grandes eventos nacionais, incluindo áreas como direito, saúde e tecnologia.
“Salvador vem se notabilizando pela realização de grandes eventos em todas as áreas. Isso graças, primeiro, ao grande momento que vive a cidade”, afirmou o prefeito.

Ele acrescentou que esses eventos fortalecem a economia local. “A gente reposicionou Salvador, uma cidade que voltou a ser desejada pelos brasileiros e, naturalmente, esses eventos são muito importantes para a nossa economia. Praticamente todos os eventos da área do mundo jurídico já foram realizados aqui em nossa cidade”, disse.

O gestor também adiantou que, em 2026, Salvador vai sediar a Convenção Nacional da OAB, e nesta quinta-feira (30) receberá o presidente da entidade, Beto Simonetti, para discutir detalhes da organização.

Bruno Reis ressaltou ainda a relevância do Congresso Nacional de Procuradores Municipais.
“Teremos aqui procuradores de diversos municípios brasileiros, com a presença de ministros e palestrantes de várias regiões do país, discutindo temas importantes para o trabalho dos procuradores. É muito importante contar com o apoio da Procuradoria para as decisões que nós temos que tomar”, afirmou.

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Inovação, equidade e sustentabilidade

Com o tema “Procuradoria Municipal e Governança Pública: Inovação, Equidade e Sustentabilidade no Século 21”, o congresso inclui painéis, talk shows, apresentações de cases, lançamentos de livros e concurso de enunciados. Os debates tratam de inovação na gestão pública, constitucionalidade, combate à improbidade, inteligência artificial, equidade de gênero e raça e o futuro das cidades.

O procurador-geral do Município de Salvador, Eduardo Vaz Porto, ressaltou o papel estratégico dos procuradores municipais.

“A importância deste evento reside em diversos aspectos. É fundamental considerar que a vida em sociedade se desenvolve primordialmente nos municípios. As ações da Prefeitura impactam diretamente a vida da população, o que evidencia a importância do papel do procurador municipal”, afirmou.

Autoridades presentes

Entre os nomes confirmados estão a ministra do TSE, Vera Lucia Santana; o ministro do STJ, Teodoro Silva Santos; o ministro do TST, Alberto Balazeiro; a ministra do STF, Carmen Lúcia; os desembargadores Luiz Carneiro (TRT-5), Antônio Adonias (TJ-BA) e Renato Simões (TRT-5); além do presidente da OAB, Beto Simonetti.

O procurador André Freire, diretor social da APMS, destacou que este é o maior evento da advocacia pública municipal do país.
“É um evento importante para a cidade do Salvador, que está recebendo 900 congressistas, dentre os quais representantes das procuradorias das grandes cidades e das capitais de todo o país”, disse.

A presidente da ANPM, Anne Karole, reforçou o papel do congresso como espaço de integração e fortalecimento da carreira.
“Durante dias intensos, teremos palestras, lançamentos de livros, debates e atividades sociais que aprimoram a atuação técnica e reforçam os laços entre procuradoras e procuradores de todo o país”, afirmou.

Arquivos