quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade com programa Recicla Capital

Salvador foi destaque mundial ao receber, na noite desta terça-feira (4), o prêmio Local Leaders Awards 2025, promovido pela Bloomberg Philanthropies em parceria com o C40 Cities, pela iniciativa Recicla Capital.

O programa venceu na categoria “Soluções Sustentáveis para Resíduos”, que reconhece políticas de enfrentamento aos resíduos sólidos urbanos com impacto ambiental e inclusão social.

A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que recebeu o troféu das mãos do prefeito de Londres, Sadiq Khan. Também participaram o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, e outras autoridades municipais.

Essa é a primeira vez que Salvador figura entre as finalistas e conquista o prêmio, um marco histórico para a capital baiana no cenário global de sustentabilidade urbana. O prefeito Bruno Reis destacou o simbolismo do momento:

“Esta é uma semana de muitas conquistas para a nossa cidade. Primeiro, fomos a única cidade da América Latina a reduzir mais de 30% das emissões de gases do efeito estufa. E hoje, numa noite histórica, recebemos esse prêmio das mãos do prefeito de Londres, em reconhecimento ao nosso programa Recicla Capital para o tratamento dos resíduos sólidos.”

Bruno Reis ressaltou ainda o sucesso e o potencial de expansão da iniciativa:“O Recicla Capital é um projeto que vem sendo um verdadeiro sucesso na nossa cidade, um programa que já é premiado e que com certeza se tornará um case de sucesso e será copiado por várias cidades do Brasil e do mundo.”

Programa que une tecnologia, renda e meio ambiente

O Recicla Capital, desenvolvido pela Secis, promove a coleta seletiva, remunera cooperativas de catadores e incentiva a população a trocar resíduos recicláveis por produtos e serviços.

A rede conta com 20 contêineres distribuídos por diferentes bairros, onde o cidadão entrega materiais recicláveis e acumula créditos que podem ser trocados por alimentos, produtos de higiene, serviços ou vouchers.

O projeto garante remuneração direta de R$ 3 mil mensais às cooperativas responsáveis pela gestão dos contêineres, fortalecendo o trabalho de catadores e promovendo inclusão social. Desde sua implantação, o programa desviou quase 5 mil toneladas de resíduos do aterro sanitário e gerou R$ 1,7 milhão em renda direta e indireta.

Criado em 2019 como projeto-piloto chamado SO+MA Vantagens, o programa já soma 34 mil famílias cadastradas e 19 organizações sociais beneficiadas com doações de pontos acumulados.

O secretário Ivan Euler destacou o impacto social e ambiental da conquista: “Ser reconhecido como vencedor do Local Leaders Climate Awards é uma honra imensa e um estímulo para continuarmos avançando. O Recicla Capital mostra que Salvador é capaz de inspirar o mundo com soluções locais de grande impacto ambiental e social.”

Salvador se consolida como referência ambiental

Além do prêmio, Salvador também foi reconhecida entre as 11 cidades do mundo que mais reduziram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo a única da América Latina a alcançar redução superior a 30%. O feito coloca a capital baiana ao lado de Paris, Londres, Sydney e São Francisco.

O resultado foi divulgado no relatório “Past the Peak: Accelerating climate action in C40 cities”, publicado pela rede global C40 Cities. Entre as ações da Prefeitura que contribuíram para o avanço estão a substituição da iluminação pública por LED, os programas IPTU Verde e Amarelo, o BRT, a infraestrutura cicloviária, a aquisição de ônibus elétricos e a implantação do maior terminal público de recarga elétrica do país.

Durante o evento, o prefeito Bruno Reis também assinou a adesão de Salvador à iniciativa “Redução de Resíduos Orgânicos de Metano” (LOW-M), uma coalizão internacional que busca reduzir emissões de metano no setor de resíduos.

Publicidade

Arquivos