Para marcar o Dia do Salva-Vidas, celebrado em 28 de dezembro, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) realiza, nesta data, a tradicional Travessia Festiva, prova de natação em águas abertas entre a Rua K, em Itapuã, e a praia de Jaguaribe. O evento é promovido há cerca de três décadas pela corporação e reuniu mais de 250 participantes em 2024, número que deve ser ampliado nesta edição.
A largada está prevista para as 7h, com concentração dos nadadores a partir das 5h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro, mediante preenchimento de formulário disponibilizado pela organização. Para participar, é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia e local da prova.
O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destacou a relevância da iniciativa, que celebra o Dia Internacional do Salva-Vidas na capital baiana e valoriza o trabalho desenvolvido pelos profissionais da corporação.
“É uma profissão muito importante para toda a população, sobretudo aqui em Salvador, que é uma cidade litorânea. Somente neste ano de 2025, a Salvamar realizou algo entre 300 e 400 ocorrências de salvamento e resgate”, afirmou.
Ainda segundo Kailani Dantas, a realização da travessia também simboliza o reconhecimento aos salva-vidas que atuam diariamente na segurança da orla da cidade. “Portanto, é muito satisfatório celebrar com uma competição como essa, em comemoração a mais um dia dedicado aos profissionais, uma natação comemorativa, que atrai tantas pessoas das maratonas aquáticas. A Salvamar produz toda a competição, proporciona a segurança, ações em todo momento da festa, desde um café da manhã, tudo bacana demais. É muito satisfatório estar à frente dessa coordenação, ao lado desses homens e mulheres que são tão importantes para a segurança da orla de Salvador”, explicou.

