Festejos da cidade preservam a tradição e movimentam a economia local
Com uma das maiores festas de São João da Bahia, Amargosa se tornou um destinos mais procurados do estado. Cheia de atrações diversificadas e dona de uma programação que valoriza e preserva as tradições e história regional, a cidade acabou atraindo também o interesse do programa Petrobras Cultural, que impulsiona projetos que fortalecem a cultura brasileira.
Os festejos juninos de Amargosa já possuem quase 100 anos e se tornaram parte da identidade da cidade. Além das danças, músicas e shows de grandes artistas, os seis dias de festa também impulsionam o comércio local, o setor do turismo e gera muitos empregos.
Esta edição da festa tem como o tema “São João raiz – Aqui, o forró tem história” e acontece entre os dias 19 e 24 de junho, com show de Geraldo Azevedo, Santanna, Flávio José, Matheus & Kauan, Magníficos, Xand Avião, Henry Freitas, Heitor Costa, Tayrone, Marília Tavares, Lauana Prado e muito mais, além de diversos artistas da cidade.
Números
Para se ter ideia, neste ano serão 35 atrações e mais de 130h de forró. A estimativa é de que cerca de 250 mil pessoas estejam na São João de Amargosa 2024, gerando o volume de negócio de quase R$ 30 milhões, movimentando o bolso desde quem trabalha com artesanato até de quem tira uma graninha extra alugando casas para a temporada de eventos.
Durante os dias de festejo, mais de 70 ambulantes vão trabalhar vendendo comidas e bebidas. Com uma Vila Junina e uma Vila das Artes de respeito, também serão comercializadas comidas típicas e artesanato ao som de artistas da terra, que sempre se apresentam a partir das 8h30, garantindo movimento o dia inteiro. A expectativa é de que sejam gerados mil postos de trabalho direto e indireto.
Os números alegram o prefeito Júlio Pinheiro, que comemorou os impactos positivos desse período: “De acordo com dados do Banco Central, depois do São João há um incremento na poupança e 75% das dívidas bancárias da população de Amargosa são quitadas”.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e do Ministério da Cultura e uma correalização da Agência Pira e do São João do Reencontro com o patrocínio da Brahma, Governo da Bahia, São João da Bahia, Pepsi, Petrobrás e Natura.
Festejos juninos de Amargosa já possuem quase 100 anos –