sexta-feira, 18 outubro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Segunda turma do Capacita SUAS reúne mais de 600 pessoas em Salvador

Com aproximadamente 648 participantes, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento  Social da Bahia (SJDHDS) realiza a segunda etapa do Capacita SUAS, curso destinado a gestores, profissionais e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUAS). O curso acontece até sexta-feira (2), na Universidade Federal da Bahia, no bairro de Ondina, em Salvador.
Para acompanhar a atividade, o secretário Carlos Martins esteve no local, na manhã desta quarta-feira (31), onde visitou as salas de aula, conversou com professores e alunos, sempre destacando a importância do fortalecimento do SUAS  e da rede de assistência social do Estado da Bahia.
Para Carlos Martins, diante da grave crise econômica e social vivida pelo Brasil, a equipe técnica e gestores da assistência social têm um compromisso ainda maior com a sociedade. “Só existe um caminho para diminuir a desigualdade social: o fortalecimento do SUAS. Construindo projetos de ação efetiva, usando a criatividade e não desanimando diante das dificuldades econômicas”, disse ele.
O secretário  ainda chamou atenção para a necessidade de reforçar a atuação no atendimento das pessoas que mais precisam. “Somos um time em favor de quem mais precisa e continuar na trincheira da luta é fundamental, por isso vamos nos esforçar ainda mais para melhorar a nossa intervenção, trocar experiências, nos capacitar e usar os recursos de maneira mais eficiente, eficaz e efetiva”, complementou.
Durante uma semana, os participantes tiveram aulas focadas em temas como Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais das SUAS; Atualização para Elaboração de Planos Sociassistenciais; Atualização em Vigilância Sociassistenciais; e Introdução ao Exercício do Controle Social.
Para a professora Jucileide Ferreira, que ministra o curso de Controle Social, “uma atividade do porte do Capacita SUAS fortalece  os trabalhadores, gestores e conselheiros da assistência social. Aqui fazemos uma discussão técnica sobre a política de assistência social e a forma de operacionalização dela. Então, esse é um momento importantíssimo, que materializa processos de trabalho,  além de atualizar, fornecer informações e integrar equipes de trabalhadores e gestores”.
Já para a psicóloga Monalisa Cirino, integrante do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista, que acompanhava as aulas de Controle Social, “essa é uma capacitação  que vai apoiar a minha atuação em campo e no meu fazer enquanto Conselheira, então é fundamental”.

Durante toda a visita, o secretário esteve acompanhado por Aline Araújo, superintendente de Assistência Social da SJDHDS em exercício, e Gabriele Rocha, coordenadora da Gestão do SUAS da SAS/SJDHDS.

Arquivos