Entre 7 e 11 de outubro de 2025 (terça a sábado), a Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, recebe a Semana da Criança, com exibição gratuita de curtas e longas que estimulam a imaginação e o pensamento crítico desde a infância. O acesso é livre e as crianças receberão pipoca gratuitamente.
A proposta das sessões é consolidar o espaço como um ponto cultural acessível e inclusivo em Salvador, reunindo produções com linguagem lúdica e educativa que valorizam a infância, identidades negras e as culturas afro-brasileiras.
A programação busca promover o acesso à cultura e à formação cidadã, alcançando crianças, adolescentes e estudantes de escolas públicas e comunitárias da capital. O projeto parte do entendimento de que o acesso à cultura é um direito e um instrumento de formação.
Programação
Terça-feira – 07/10 | 14h às 16h30 | Tema: Infâncias Negras e Identidade
-Jimú e o Universo Ancestral (11 min) — Animação/curta (2025). Direção geral: Aislane Nobre. Sinopse: Ao receber um chamado ancestral ligado ao culto Egungun, Jimú enfrenta desafios que tocam espiritualidade, passagem para a vida adulta e o significado da morte.
-Tom Tamborim (11 min) — Animação/curta (2022). Direção: Maria Carolina e Igor Souza. Sinopse: Tom vive entre ritmo e solução criativa de problemas, usando a música como aliada.
-A Menina Que Queria Voar (20 min) — Curta/ficção (2024). Direção: Tais Amordivino. Sinopse: Lila, da periferia de Salvador, sonha em voar enquanto lida com a família e o desejo de crescer.
Quarta-feira – 08/10 | 14h às 16h | Tema: Aventura e Coragem
-A Menina Que Queria Voar (20 min)
-Cinco Fitas (15 min) — Curta/ficção (2021). Direção: Vilma Carla Martins e Heraldo de Deus. Sinopse: Dois irmãos se aventuram na Lavagem do Bonfim em busca de uma bola de futebol.
-Catraca (20 min) — Curta/ficção (2017). Direção: Raiane Vasconcelos. Sinopse: Dois irmãos do subúrbio criam estratégias para pagar a passagem de ônibus.
Quinta-feira – 09/10 | 14h às 16h | Tema: Cultura Popular e Música
-O Filme de Carlinhos (20 min) — Curta/ficção (2014). Direção: Henrique Filho. Sinopse: Garoto de Ipiaú quer fazer um filme de terror com a ajuda dos amigos.
-A Professora de Música (52 min) — Longa/ficção (2016). Direção: Henrique Filho e Edson Bastos. Sinopse: Professora enfrenta desafios técnicos e emocionais ao preparar recital escolar.
Sexta-feira – 10/10 | 14h às 16h | Tema: Infâncias em Movimento: Território e Afeto
-Caçadores de Saci (13 min) — Curta/ficção (2005). Direção: Sofia Federico. Sinopse: Estranhos acontecimentos transformam o cotidiano de uma chácara.
-Alice dos Anjos (76 min) — Longa/ficção (2021). Direção: Daniel Leite Almeida. Sinopse: Menina do sertão é transportada a um mundo mágico após perseguir um bode.
Sábado – 11/10 | 14h às 16h | Tema: Infâncias Negras e Identidade
-Balu (16 min) — Curta/ficção (2014). Direção: Paula Gomes. Sinopse: Menino busca o amigo cão desaparecido e descobre o mundo ao redor.
-Esses Moços (1h20) — Longa/ficção (2004). Direção: José Araripe Jr. Sinopse: Duas meninas fogem do interior para Salvador e iniciam jornada transformadora.
Serviço
Semana da Criança
Quando: 07 a 11 de outubro de 2025 (terça a sábado)
Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira — Barris, Salvador
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre