A Secretaria de Mobilidade (Semob) inicia uma nova etapa de organização dos patinetes elétricos compartilhados com a implantação de demarcações físicas que indicam onde ficam as estações virtuais do aplicativo.
Nesta primeira fase, oito locais na Barra — que concentram o maior número de retiradas e devoluções — receberam sinalização horizontal no piso para indicar o espaço de estacionamento dos patinetes.
O objetivo é facilitar que o usuário encontre onde iniciar e encerrar viagens, já que o aplicativo exige coleta e devolução exclusivamente dentro das estações virtuais rastreadas por GPS. Até o fim do ano a previsão é que as 30 estações mais movimentadas também recebam demarcação física. Atualmente, Salvador conta com 335 estações virtuais indicadas no aplicativo da empresa credenciada.
“As demarcações físicas conciliadas com as estações virtuais determinadas no aplicativo tornam o serviço mais organizado, harmonizando sua utilização com a paisagem urbana e aumentando a segurança aos pedestres e ciclistas”, afirma Pablo Souza, secretário de Mobilidade de Salvador.
O sistema continua exigindo que o usuário encerre a viagem dentro das áreas autorizadas e registre foto do equipamento; fora do perímetro o aplicativo não permite o encerramento e orienta para a estação mais próxima.
A medida visa reduzir estacionamento irregular e conflitos entre patinetes, pedestres e ciclistas.
“Esse ordenamento é fruto do trabalho de nossas equipes da Semob, que têm acompanhado a operação dos equipamentos na cidade com ações efetivas. Além das ações diárias de fiscalização, essa é uma etapa que visa facilitar ainda mais a orientação para os usuários”, concluiu Pablo Souza.