sexta-feira, 24 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Senhor do Bonfim recebe Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Evento reunirá estudantes de cursos técnicos em Agropecuária do Brasil e de países da América do Sul

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Senhor do Bonfim sediará a etapa presencial da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), nos dias 12 e 13 de agosto. A programação da etapa se estende até o dia 15, com atividades no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), em Petrolina (PE). Esta é a primeira vez que a OBAP ocorre no Nordeste.

A competição científica reunirá equipes do Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai, que participarão de provas práticas e teóricas, além de uma programação com atividades culturais e premiações.

A OBAP é uma iniciativa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, coordenada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com apoio do IF Baiano e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Voltada a estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, a olimpíada tem como objetivo estimular o interesse dos jovens por áreas técnico-científicas e promover a integração entre instituições de ensino de todo o país.

No total, 54 equipes, formadas por um professor orientador e três estudantes, competem na fase presencial:

– 42 equipes com estudantes do ensino técnico integrado ou concomitante ao Ensino Médio;
– 09 equipes com alunos de cursos subsequentes ao Ensino Médio; e
– 03 equipes internacionais – da Colômbia, Argentina e Uruguai.

Premiação – Todas as equipes participantes receberão certificados. As 15 melhores colocadas nos cursos integrados serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, enquanto as cinco equipes com melhor desempenho geral também receberão troféus. Na modalidade subsequente, as 5 melhores equipes receberão medalhas, e a equipe com melhor classificação receberá troféu. Haverá ainda premiações específicas para destaques individuais.

Programação oficial

  • 12 de agosto: Cerimônia de abertura e sorteio das provas práticas, no IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim.
  • 13 de agosto: Realização das provas práticas e teóricas e apresentação cultural à noite.
  • 14 de agosto: Visita técnica do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, ao IFSertãoPE – Campus Petrolina, onde também ocorrerá a cerimônia de premiação e encerramento, com a presença dos reitores do IF Baiano, IFSertãoPE e Instituto Federal do Piauí.

Impacto educacional e institucional

Desde sua criação em 2011, a OBAP já envolveu mais de 17 mil estudantes e mais de 520 equipes nas etapas presenciais, representando cerca de 140 instituições de ensino técnico em todo o Brasil.

O pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Luis Gomes, destacou o esforço conjunto das instituições na organização da fase presencial: “Estamos nos preparando desde o ano passado, com melhorias na estrutura de alojamento e apoio da Setec, e esforço conjunto do IFSULDEMINAS, IF Baiano e IFSertãoPE.”

O coordenador local da OBAP no IF Baiano, Aurimar Angelim, ressaltou o simbolismo de sediar o evento no Nordeste: “A OBAP é também uma ação política de valorização da educação profissional e tecnológica. É a primeira vez que essa etapa vem para nossa região, e temos a chance de mostrar o potencial e a qualidade do IF Baiano.”

Mais informações no site oficial da OBAP 2025

Arquivos