Nove Servidores do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foram afastados das funções nesta sexta-feira (19), na Bahia, após investigações da Operação Vaga Vip, que investiga a venda irregular de agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início a partir de uma denúncia feita pela Coordenação da rede de atendimento do SAC. A apuração apontou indícios de irregularidades na oferta de vagas que deveriam ser disponibilizadas gratuitamente pelo sistema oficial do Governo do Estado.
Nesta sexta-feira (19), equipes policiais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e aplicaram 11 medidas cautelares. Destas, nove determinaram o afastamento de servidores públicos de suas funções. As ações ocorreram nos municípios de Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana e Remanso.
“As apurações indicam que vagas disponibilizadas gratuitamente pelo sistema oficial de agendamento do Governo do Estado estariam sendo comercializadas de forma irregular, tanto com a participação de servidores públicos quanto por meio da atuação de intermediários externos, sem vínculo com a Rede SAC. Em alguns casos, os atendimentos teriam sido facilitados fora da ordem regular mediante pagamento indevido; em outros, terceiros capturavam previamente vagas no sistema eletrônico para revendê-las a cidadãos que buscavam o serviço”, informou a Polícia Civil.
As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema e apurar a extensão dos prejuízos causados ao serviço público e à população.
