Entre as intervenções previstas estão a criação de rampa e portais de acesso, gradis em trechos perimetrais, iluminação, banheiros externos, espaço comercial e sinalização informativa e educacional. O projeto inclui ainda arborização e a instalação de uma estátua do papa João Paulo II, que fundou a igreja no dia 7 de julho de 1980.
“Este local, por onde já passaram três santos, confirma a grande vocação que a Bahia possui para o Turismo Religioso”, afirmou Fausto Franco, que assistiu à missa rezada às 9 horas pelo padre Thomaz, pároco da igreja, marcando o segundo Domingo de Quaresma e o Dia da Mulher.
Construída numa colina onde antes ficavam as históricas palafitas do bairro de Alagados, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II possui importância histórica e religiosa. Foi lá que, em 1935, a hoje santa Irmã Dulce começou a desenvolver seu trabalho de caridade, prestando assistência aos pobres. Em 1979, a também santa Madre Teresa de Calcutá passou pelo local a pedido do papa João Paulo II, que foi canonizado em 2014.
“É a única igreja do mundo inaugurada por um papa fora do Vaticano e também a primeira do mundo com o nome dele”, lembrou a assessora da paróquia, Hilda Almeida. “Esta colina é muito especial, chamamos isto aqui de um abraço da terra com o céu”, disse o padre Thomaz, que espera ver o local ser transformado em um santuário conservado e seguro, atraindo turistas do mundo inteiro.
Foto: Tatiana Azeviche/ Setur