O sistema de reconheciemnto facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu, nesta terça-feira (23), um recorde anual ao alcançar a marca de 2.000 foragidos da Justiça localizados. Este é o maior número de prisões realizadas por meio do videomonitoramento inteligente em aproximadamente um ano.
As câmeras inteligentes estão implantadas em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em municípios do interior do estado. Os equipamentos ficam distribuídos em pontos fixos, definidos a partir de análises técnicas das Forças de Segurança.
A tecnologia também é utilizada em grandes eventos, onde, além de auxiliar na identificação de foragidos, permite a contagem de público, contribuindo para o planejamento operacional e a segurança dos participantes.
Ao longo de 2025, equipes dos Centros Integrados de Comunicações (CICOMs) atuaram diretamente no apoio à captura de homicidas, procurados por roubo, traficantes, foragidos por furto, entre outros crimes.
“Parabéns a todos os homens e mulheres, profissionais da Segurança Pública pelo excelente resultado. Todos que trabalham nos CICOMs recepcionando os alertas, além das equipes que estão nas ruas e realizam a busca ativa até efetuar a captura”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O gestor acrescentou ainda que o Estado seguirá investindo em tecnologia, com foco no fortalecimento da doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI), ampliando a capacidade de prevenção e repressão qualificada ao crime.
