O prefeito de Riacho de Santana, João Vitor Laranjeira (PSD), acaba de ser afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (16), durante a sétima fase da Operação Overclean. Ele foi conduzido por agentes no cumprimento das ordens judiciais. A infromação é do jornalista Matheus Simoni, do site BNews.
A ação mira uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Mandados foram expedidos e cumpridos em cidades como Salvador, Riacho de Santana e Wenceslau Guimarães (BA), além de Arraial do Cabo (RJ).
De acordo com a reportagem, ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e determinado o sequestro de valores obtidos de forma ilícita, informou a investigação. Os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
A sétima fase da operação ampliou a atuação das equipes em diferentes estados, com objetivo de localizar documentos, apreender bens e bloquear ativos relacionados às suspeitas de desvio e irregularidades contratuais. Medidas cautelares como o afastamento do chefe do Executivo municipal foram adotadas para resguardar a continuidade das investigações.