terça-feira, 4 novembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Suíca apoia paralisação dos trabalhadores de limpeza urbana de Lauro de Freitas

Trabalhadores de limpeza urbana se negam a fazer coleta em materiais hospitalares, “ A prefeitura de Lauro precisa contratar uma empresa específica para esse serviço”, diz Suíca

Garis que atuam na limpeza da cidade de Lauro de Freitas, paralisaram as atividades neste sábado (11) para reivindicar por melhores condições de trabalho, além de se negarem a atuar em locais de riscos em período de pandemia. Os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana são responsáveis pela coleta de lixo da cidade junto a empresas terceirizadas da Prefeitura de Lauro de Freitas.
O vereador e apoiador da categoria, Luiz Carlos Suíca (PT), publicou nas redes sociais que a os trabalhadores terceirados de Lauro de Freitas podem contar com o apoio dele, além de fazer criticas a gestão da prefeita Moema Gramacho. (PT).
O parlamentar explica que o Hotel Malibu em Lauro está sendo usada para abrigar pessoas com suspeita com o novo coronavírus e pessoas portadoras do vírus. O serviço de hospedagem foi acionado pelo Estado em regime emergencial para acomodar servidores públicos da área da saúde e segurança positivados para a Covid-19 que queiram se isolar da família, ou que não possam ficar em casa para cumprir os 14 dias da quarentena. O espaço só vai receber servidores assintomáticos ou com sintomas leves.
Suíca explica que a prefeitura de Lauro, não pode usar trabalhadores de limpeza urbana para  coleta e manusear matérias e resíduos hospitalares, “ O hotel se tornou um local hospitalar, a coleta precisa ser realizada por serviços específicos, a prefeitura de Lauro precisa contratar uma empresa para coletar os resíduos, o que não pode acontecer é colocar a categoria de limpeza de rua, em risco”, explicou. Os trabalhadores decretaram paralisação e estão se negando continuar as funções por medo de contaminação.
“A prefeita de Lauro de Freitas é irresponsável, Moema abandonou a cidade, mesmo pertencendo o mesmo partido do trabalhadores, acho que ela não tem a sensibilidade com os trabalhadores de limpeza urbana, digo isso porque sou cria desse movimento, e sei porque éramos tratados como animais, e não está sendo diferente com os trabalhadores de limpeza urbana atualmente.
O edil ainda afirma que Moema não tem nenhum compromisso, “Ela não tem nenhum compromisso com a categoria de limpeza urbana, imagine com a cidade. É uma pessoa que gosta de criar problema, é extremamente ingrata”, criticou.

Vereador Suíca (PT).

Suíca ainda ressalta que não tem nada contra a Moema, explica que é contra a forma que a prefeita administra a cidade, é contra a forma que trata as pessoas e como trata a educação. “Mesmo sendo do mesmo partido, não é essa a orientação do partido, essa não é a orientação do presidente Lula. Quero deixar claro, que não tenho nada contra as empresas terceirizadas, sei que elas não têm nada a ver, e vale lembrar que não está no contrato as empresas fazerem coleta de material hospitalar”, Concluiu.

Arquivos