quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Tempo instável traz chuva intensa e ventos de até 100 km/h em Salvador

Uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua sobre o Oceano Atlântico Equatorial provocando áreas de instabilidade no Nordeste da Bahia. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A ZCIT é a responsável pela frente fria que atinge Salvador nesta quinta-feira (20).

As regiões Sul, Centro-Norte e Centro-Sul da Bahia estão entre as áreas que podem ser afetadas pelo acumulado de chuva previsto para o período.

Segundo o Inmet, a instabilidade também provoca a presença de cavados próximos à costa do Recôncavo Baiano. Por causa da chuva, várias avenidas e ruas de Salvador ficaram alagadas.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) emitiu um alerta de perigo que vale desde as 15h de quarta (19) até 18h desta quinta, com previsão de precipitação com até 100 milímetros acumulados em algumas regiões e com ventos intensos (60-100 km/h).

Esses índices elevam o risco de alagamentos em áreas urbanas, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios e córregos, especialmente em municípios que já apresentam histórico de vulnerabilidade a eventos climáticos extremos.

Em caso de risco de inundação, recomenda-se proteger móveis e documentos com sacos plásticos. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Entre as localidades incluídas no alerta estão Alcobaça, Almadina, Amélia Rodrigues, Araçás, Arataca, Aratuípe, Aurelino Leal e Barra do Rocha, além de outros municípios listados no comunicado oficial.

A previsão do tempo para amanhã, sexta-feira (21), é de céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas, durante todo o dia. A temperatura mínima e de 23ºC e a máxima é de 27ºC, com intensidade do tempo fracos a moderados.

 

Publicidade

Arquivos