quinta-feira, 29 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Terreiros de candomblé serão restaurados pelo PAC

Detalhamento do programa de investimentos de infraestrutura do governo também abrange casarões no Centro

Três dos mais tradicionais terreiros de candomblé de Salvador e do Brasil serão restaurados pelo Novo PAC Seleções, programa de incentivos do governo federal para obras de infraestrutura no país. A relação de obras foi anunciada nesta quinta-feira, 7. Na Bahia, 716 obras e equipamentos serão contemplados em 80% dos municípios.

Em Salvador, por exemplo, na área de Cultura, consta a restauração dos terreiros do Alaketu, no Matatu; do Gantois, na Federação; e da Casa Branca, no Engenho Velho da Federação, considerado a primeira casa de candomblé do mundo.

Esses três templos candomblecistas são reconhecidos como patrimônio históricos nacionais, tendo sido tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), assim como outros terreiros soteropolitanos, como o Ilê Axé Opô Afonjá, a Casa de Oxumaré e o Bate-Folha.

Além dos terreiros de candomblé, o resultado do PAC Seleções prevê ainda a restauração do prédio da Faculdade de Medicina da UFBA, localizado no Terreiro de Jesus, e a requalificação de casarões no Centro Histórico de Salvador e de imóveis na região do Pilar, para a criação de Conjuntos de Habitação Social.

A ideia de construir conjuntos habitacionais no Centro Histórico de Salvador é ventilada há muitos anos pelos poderes públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Em maio de 2023, o presidente do Iphan, Leandro Grass (PV), revelou ao portal A TARDE que o tema foi discutido por ele, pela prefeitura e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante uma reunião.

Outro empreendimento que deve receber investimentos em Salvador é a construção de uma policlínica. Questionada pela reportagem, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) afirmou que a obra prevista no resultado do PAC Seleções não é de autoria do governo do estado.

O resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva, foi anunciado nesta quinta-feira, 7, pelo ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Terreiro do Gantois, localizado no bairro da Federação – 

Arquivos