A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou operação especial para a Maratona Salvador 2025, que será realizada no sábado (20) e domingo (21). A corrida tem 12 mil atletas inscritos e mobilizará cerca de 70 agentes de trânsito nos dois dias.
Para garantir mobilidade e segurança, a Transalvador fará alterações de fluxo a partir desta sexta-feira (19) em trechos da orla. O tráfego será interditado a partir da 0h de sexta até às 15h de domingo (21) na Via Célia Fontenelle, e até 19h do domingo na área da Arena O Canto da Cidade.
“Em mais um ano, a Transalvador trabalha para garantir a fluidez e a segurança viária para todos que participam da competição. Cerca de 70 agentes vão atuar desde a madrugada até o fim da corrida para manter o ordenamento do fluxo no entorno dos trechos onde passarão os competidores e, claro, possibilitar a comodidade para quem chegar e sair da Maratona”, explica Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.
No sábado (20), por causa das provas de 5 km e 10 km, haverá proibição de estacionamento das 0h às 9h e bloqueios de tráfego entre 4h e 9h em trechos da Avenida Octávio Mangabeira (sentido Itapuã), Avenida Paranhos Montenegro, Via Célia Fontenelle e Rua Carimbamba (sentido Pituba).
Serão instaladas Barreiras Móveis (BM) a partir das 4h do sábado nos pontos listados:
BM 01 — Av. Octávio Mangabeira / Retorno, sentido Centro, Jardim de Alah (desvio para Costa Azul).
BM 02 — Av. Octávio Mangabeira / Retorno, sentido Itapuã, Jardim de Alah (bloqueio).
BM 03 — Av. Octávio Mangabeira / Retorno, sentido Centro, Centro de Convenções (bloqueio, evitar contramão).
BM 04 — Av. Octávio Mangabeira / Retorno, sentido Itapuã, Centro de Convenções (bloqueio).
BM 05 — Av. Octávio Mangabeira / Retorno, sentido Centro, IMEJA (bloqueio).
BM 06 — Av. Octávio Mangabeira / Retorno, sentido Itapuã, IMEJA (bloqueio).
BM 07 — Av. Paranhos Montenegro / Retorno, sentido Itapuã, próximo ao Posto PB (bloqueio).
Veículos que trafegam entre Armação e Pituaçu terão rota alternativa no sentido Pituba/Itapuã: retorno em frente ao McDonald’s, Rua Arthur de Azevedo Machado, Rua Edístio Pondé, Av. Tancredo Neves, Av. Luís Viana Filho, Av. Pinto de Aguiar e Rua Carimbamba (retorno para Itapuã).
No domingo (21), por causa das provas de 21 km e 42 km, haverá proibição de estacionamento das 0h às 13h em diversas vias da orla e interdições de tráfego das 2h às 13h em trechos como Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica, Rua Guedes de Cabral, Praça Colombo, Av. Octávio Mangabeira e outros listados pela Transalvador.
Também haverá compartilhamento de tráfego em faixas específicas nos trechos a) Av. Oceânica (faixa direita, entre Rua Airosa Galvão e Rua Marquês de Caravelas) até n) Av. Manuel Dias da Silva à Rua Paraná, conforme detalhado na operação. Haverá desvios e rotas alternativas para motoristas nos sentidos Rio Vermelho/Barra, Ladeira da Barra/Ondina e Cardeal da Silva/Rio Vermelho.
Os condutores devem observar sinais e barreiras e seguir as orientações dos agentes. As principais alternativas incluem avenidas paralelas e ruas internas apontadas pela Transalvador, além do uso da Avenida Luís Viana Filho como rota alternativa em trechos mais afetados.