Previsão é que a primeira locomotiva chegue à capital baiana ainda em dezembro deste ano e os testes se iniciem até início de 2026
Em manutenção na unidade da fabricante Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), os trens que compõem o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador chegarão à Bahia transportados por carretas. A operação de traslado, que deve durar por volta de quatro dias, custará R$ 11 milhões para os cofres públicos.
Comprados do governo de Mato Grosso em 2024 por R$ 793,7 milhões, que serão pagos pela Bahia em quatro parcelas anuais, os trens do VLT chegaram a Cuiabá em 2014 da Espanha e desde então encontram-se sem uso.
Serão ao todo 40 composições, cada uma com sete carros, divididas em três partes. A previsão é que a primeira locomotiva chegue à capital baiana ainda em dezembro deste ano e os testes se iniciem até o início de 2026.
Após ser adquirido pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT), o veículo foi enviado para a unidade da CAF em Hortolândia (SP), onde permanece em processo de revisão e adaptações técnicas.
VLT de Cuiabá –