Após derrota parcial no 1º tempo, por 1 x 0, tunisianos partiram para o ataque e ficaram à frente: primeira vitória em Copas desde 1978
Panamá e Tunísia entraram em campo, nesta quinta-feira (28/6), na Arena Mordovia, em Saransk, no fechamento do Grupo G e de toda primeira fase do Mundial, com dois jogos e duas derrotas. E, para a última partida, os times se esforçaram para melhorar sua trajetória na Copa do Mundo da Rússia. As equipes já não têm mais chances de classificação, mas lutaram para fazer história (no caso do Panamá) ou para quebrar um tabu (no caso da Tunísia).
Os panamenhos queriam entrar para a história do país ao conquistar a primeira vitória em Copas do Mundo. Já os tunisianos visavam quebrar um jejum de 40 anos sem triunfo na competição.
Após a derrota parcial no primeiro tempo, por 1 x 0 – gol contra de Mejiah, após chute de Rodriguez –, os tunisianos partiram para o ataque e ficaram à frente, virando o jogo para 2 x 1. Trata-se da primeira vitória da Tunísia em Copas desde 1978.
A Tunísia voltou mais forte para o segundo tempo. Em jogadas parecidas com bolas trocadas rasteiras na área panamenha, Ben Youssef só empurrou para o gol, aos cinco minutos, e Khazri virou ao jogo, tocando sem goleiro, aos 20 minutos da segunda etapa.
A delegação panamenha chegou à Rússia com a expectativa de fazer o primeiro gol. Na estreia, perderam de 3 x 0 para a Bélgica. No segundo jogo, o zagueiro Felipe Baloy balançou a rede da Inglaterra quando a partida estava 6 x 0 para os europeus. Mas a celebração foi como um gol de título, tamanha a importância do feito.
Pelo lado da Tunísia, o combustível para o jogo era a quebra do jejum de 40 anos sem vitória em Copas do Mundo. O último triunfo foi na estreia do Mundial de 1978, na Argentina, contra o México: 3 x 1. Êxito justamente diante de um país da Concacaf. Nos jogos seguintes daquele torneio, uma derrota para a Polônia (1 x 0) e um empate contra a Alemanha Ocidental (0 x 0).
Depois disso, os tunisianos estiveram em mais três Copas: 1998, 2002 e 2006. Terminaram todas com duas derrotas e um empate. Com os dois reveses na atual edição para Inglaterra (2 x 1) e Bélgica (5 x 2). E lá se vão 13 jogos sem vitória. (Com informações da Agência Estado)
Ficha técnica:
Panamá 1 x 2 Tunísia
Copa do Mundo da Rússia 2018
Grupo G – 3ª rodada
15h
Arena Mordovia
Saransk, Rússia
Panamá
Jaime Penedo; Michael Murillo, Román Torres, Fidel Escobar e Erick Davis; Gabriel Gómez, Anibal Godoy, Armando Cooper, Edgar Bárcenas e José Luis Rodríguez; Blas Pérez.
Técnico: Hernán Darío Gómez.
Tunísia
Aymen Mathlouthi; Dylan Bronn, Hamdi Nagguez, Yohan Ben Aloune e Ali Maaloul; Saiff Eddine Khaoui, Ellyres Skhiri, Ferjani Sassi, Fakhreddine Ben Youssef e Anice Badri; Wahbi Khazri.
Técnico: Nabil Maaloul.
Árbitro: Nawaf Shukralla (BAH)
Gols: Mejiah (contra), aos 43 minutos do primeiro tempo;