A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai participar, com extensa programação gratuita e aberta ao pública, do Fórum Social Mundial (FSM 2018), que acontece de quarta (14) a sábado (17), em Salvador. Entre as atividades já confirmadas está a Plenária dos Povos e Comunidades Tradicionais Africanas e de Terreiros, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, no teatro da Universidade, na capital.
A iniciativa reserva debates distribuídos em seis eixos temáticos, entre eles: Crimes e Racismo Religioso, Articulação Política e Organização, e Na encruzilhada da Contemporaneidade. A programação na Uneb conta ainda com o Fórum Estadual de Educação do Campo (FEEC/Bahia), no dia 14 de março, com a realização de relatos de experiência e plenária sobre Educação do Campo, Políticas Públicas e Democracia.
O evento terá ainda debates sobre Territoriedade Quilombola: conquistas e desafios; Educação Popular e Formação Política junto aos Movimentos Sociais; Comunicação Acessível como Direito Humanos; e A Extensão Universitária e sua Contribuição para a Transformação Social, além de atividades políticas e culturais.
Além das ações que serão realizadas e acolhidas na Uneb, a universidade também participará do FSM 2018 em outros espaços através de palestras, rodas de conversas, lançamentos de livros. Destaque para a Conferência O dia do Samba e Édison Carneiro, que será proferida pelo professor Gildeci Leite no dia 14, às 14h, em local a ser definido.