Da Redação
O panetone, tradicional pão doce de origem italiana, deixou de ser consumido apenas no Natal e passou a marcar presença ao longo de todo o ano nas gôndolas dos supermercados brasileiros.
Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram vendidas 49,7 mil toneladas do produto no país, segundo levantamento da Worldpanel by Numerator,
empresa internacional que atua no conhecimento e no estudo do mercado de consumo com base em painéis contínuos de consumidores, encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).
Apesar de estar disponível o ano inteiro, é em dezembro, mês em que se celebra o Natal, que o panetone se torna praticamente onipresente nas mesas dos brasileiros. Atualmente, a iguaria aparece em diferentes versões, com recheios que vão dos mais tradicionais aos mais inusitados, ampliando as possibilidades de consumo.
Além de acompanhar o café ou integrar sobremesas, o panetone também pode ser harmonizado com cervejas. Conhecida como “pão líquido”, a bebida apresenta variedade de estilos que combinam com os diferentes sabores do doce.
Segundo Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, cerveja brasileira com fábrica na cidade de Amparo, no estado de São Paulo, o panetone tradicional com frutas cristalizadas combina bem com cervejas do tipo Weiss. “No caso do panetone tradicional, aquele com frutas cristalizadas, ele pode ser harmonizado com uma cerveja Weiss, a famosa cerveja de trigo, que apresenta notas de cravo e banana que combinam perfeitamente com a massa do pão doce”, explica.
Já o panetone com gotas de chocolate, bastante popular, harmoniza melhor com cervejas Porter, que apresentam notas semelhantes ao recheio.
“A cerveja mais indicada para ser saboreada junto com o panetone de chocolate é a Porter, que possui aroma de notas de chocolate, creme e café e sabor com notas de chocolate e caramelo, ou seja, uma harmonização por semelhança”, ressalta Vaz.
O uso de frutas cítricas, como o limão siciliano, também ganhou espaço nas receitas. Para esse sabor, a recomendação é uma fruit beer de laranja. “O panetone com limão é uma ótima opção refrescante que combina com o verão e harmoniza com uma fruit beer de laranja, que possui notas bem destacadas e adocicadas de laranja, em uma textura macia com leve acidez cítrica”, afirma o mestre cervejeiro.
Outra tendência recente é o panetone de pistache, fruto seco que se popularizou em sobremesas no país. De acordo com Vaz, o sabor pede cervejas mais leves. “O pistache combina com cervejas mais leves, que não vão ofuscar o sabor do fruto seco, como é o caso da pilsen. O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado equilibrado com o amargor dos lúpulos. É na medida”, finaliza.
Cervejaria Ashby
A Ashby foi fundada em 1993, na cidade de Amparo (SP), pelo físico americano Scott Ashby, pioneiro na introdução do conceito de cervejas especiais no Brasil. A escolha da região se deu pela qualidade da água local, considerada ideal para a produção de chopes e cervejas artesanais. A cervejaria tem loja online com entrega para todo o Brasil.
*Essa reportagem é um publieditorial
