O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou, nesta quarta-feira (17), o Projeto Verão 2025/2026, que traz como tema “Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!”. A iniciativa vai além de um calendário de festas e reúne ações integradas do Governo do Estado nas áreas de segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura, com o objetivo de garantir um verão seguro e acolhedor para baianos e turistas.
Durante o evento, o governador assinou a lei que altera a denominação da Praça das Artes, Cultura e Memória, localizada no Pelourinho, que passa a se chamar Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba. Jerônimo Rodrigues esteve acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, além de secretários estaduais.
“Trabalhamos para acolher bem baianos e turistas, garantindo boas experiências durante todo o ano e, especialmente, na temporada de férias, com ações planejadas e investimentos robustos do Governo do Estado em diversas áreas, que traduzem o tema Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, afirmou o governador.
O secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou o papel central das ações culturais durante a temporada. “A cultura é o coração do verão baiano. Nosso compromisso é valorizar artistas, tradições populares e fortalecer a produção cultural em todo o estado, garantindo acesso democrático e respeito às nossas raízes”, declarou.
A temporada acontece entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026 e tem como marca a integração entre grandes eventos populares e políticas públicas de cuidado e proteção. A proposta é que o verão baiano seja também um período de fortalecimento da cultura, do turismo, da economia e da cidadania.
Segurança reforçada
O verão contará com uma das maiores operações de segurança da história recente da Bahia. Ao todo, quase 11 mil profissionais atuarão em 98 municípios, com apoio de 257 viaturas e 3.530 postos de serviço, em uma ação conjunta da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras forças.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) empregará 9.500 policiais, com 120 viaturas e 3.500 postos de serviço. Já o Corpo de Bombeiros atuará com 1.095 bombeiros, 25 viaturas e 30 postos, reforçando a segurança em praias, eventos e áreas turísticas. A Polícia Civil terá 338 servidores e 112 viaturas em operação.
Cultura, fé e tradição
A programação cultural organizada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) começa oficialmente no dia 1º de janeiro, com o tradicional Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, em Salvador. Ao longo do mês, acontecem as tradicionais lavagens, apoiadas pelo Programa Ouro Negro, que em 2026 alcança investimento recorde e contempla 134 instituições culturais de matrizes africanas.
Entre as festas populares estão a Lavagem do Bonfim (15/01), a Lavagem de Santo Amaro (26/01) e a Lavagem de Itapuã (05/02). O Pelourinho também terá intensa programação com o projeto Amô pelo Pelô, que ocupará largos e praças durante toda a estação.
Entre as atrações confirmadas estão Olodum, Márica Short, Osba, Viola de Doze, Josyara, Cortejo Afro e Nara Couto. Também está prevista a Virada Cultural dos Museus, com até 36 horas ininterruptas de atividades, além dos projetos Verão nas Bibliotecas e Verão nos Bairros.
Turismo, saúde e cidadania
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) projeta a circulação de mais de 10 milhões de visitantes pelas 13 zonas turísticas do estado durante o verão 2025/2026. O reforço inclui receptivos nos principais portões de entrada e pontos de atendimento ao turista.
“A Bahia tem atrativos culturais, naturais e religiosos que se destacam nessa alta estação, e estamos trabalhando para que o visitante encontre segurança, acolhimento e serviços eficientes”, destacou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
Na área da saúde, a Hemoba vai intensificar a campanha de doação de sangue durante o período de férias, enquanto a Sesab reforçará ações de vacinação, combate à dengue e incentivo ao cadastro de medula óssea. Campanhas educativas também serão realizadas antes do Carnaval.
As ações de direitos humanos incluem campanhas de enfrentamento às violações, proteção às mulheres e acolhimento de trabalhadores informais durante os festejos. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) atuará com campanhas educativas e protocolos de prevenção à violência de gênero.
“Nosso objetivo é criar uma cultura de respeito para que baianas e turistas se sintam seguras. Também cuidamos de trabalhadoras como catadoras, cordeiras e ambulantes, oferecendo espaços de acolhimento nos circuitos, com descanso, alimentação e apoio psicológico”, explicou a secretária Neusa Cadore.
Infraestrutura, mobilidade e economia
A Embasa reforçou ações para garantir o abastecimento de água nas regiões litorâneas, especialmente no Litoral Norte, Recôncavo e Sul da Bahia. Haverá também campanhas de uso racional da água e inspeções preventivas durante os festejos.
Na mobilidade, a Agerba anunciou reforço no sistema hidroviário, com operação especial no Ferry-Boat, monitoramento em tempo real por meio do filômetro, além de ampliação do serviço Hora Marcada e agendamento pelo SAC Digital.
O verão também impulsiona a economia. A Desenbahia já financiou mais de R$ 33 milhões para empresas ligadas ao turismo, com recursos do Fungetur. Cooperativas de catadores também terão acesso a linhas de crédito que podem chegar a R$ 300 mil.
Pela primeira vez, todos os eventos do Verão 2026 serão transmitidos em rede nacional pela TVE, disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital, alcançando cerca de 60 milhões de brasileiros.
