Entre as estatísticas nas quais se baseia o secretário, em outubro, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 3,1% frente ao mês imediatamente anterior.
De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, o turismo cresceu 1,8% no terceiro trimestre deste ano.
– O índice nacional ficou em apenas 0,8% no terceiro trimestre e 1,5% em outubro. Somente de ICMS, a Bahia arrecadou 1,8 bilhão de reais neste trimestre analisado, o que representou um aumento nominal de 12,7% com o mesmo período do ano passado”, disse o secretário Walter Pinheiro.
A SEI revelou, através do Boletim Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, que o fluxo internacional acelerou 9,5%, mantendo a trajetória de expansão iniciada no 3º trimestre de 2018, que chegou a 9%.
Já o consumo de energia elétrica das atividades características do turismo registrou expansão de 2% neste período, também mantendo a tendência de crescimento do mesmo trimestre do ano passado, de 1,8%.
Os dados completos, como fluxo de passageiros nos aereoportos, estão disponíveis no Boletim de Análise Conjuntural, disponível na nova versão do Observatório do Turismo da Bahia (www.observatorio.turismo.ba.gov.br), lançado esta semana.