terça-feira, 16 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Uneb abre inscrições para Vestibular 2026; provas em janeiro

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) começam nesta terça-feira (16) e seguem até 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa custa R$ 90 e deve ser paga até a data indicada no boleto.

No total, serão oferecidas 5.974 vagas, sendo 4.219 em cursos presenciais, 600 na modalidade EaD da própria Uneb e 1.155 pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Cotas e sobrevagas

O edital prevê 40% das vagas reservadas para negros. Além disso, haverá 5% de sobrevagas em todos os cursos para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista ou altas habilidades.

Podem concorrer candidatos autodeclarados desses grupos que tenham feito todo o Fundamental II e o Ensino Médio em escola pública, atendam ao teto de renda e aos critérios definidos no edital.

Provas e cronograma

As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. O edital traz a lista de cursos, quadro de vagas, orientações sobre as provas, documentos exigidos e demais prazos.

Isenção da taxa

A Uneb também abriu inscrições para isenção da taxa de inscrição entre os dias 16 e 17 de setembro. Podem solicitar o benefício estudantes concluintes ou egressos de escolas públicas estaduais e municipais da Bahia, inclusive quem concluiu o Ensino Médio por supletivo.

Servidores das universidades públicas estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), assim como seus filhos, cônjuges e dependentes de 1º grau, também podem pedir o benefício.

A lista de selecionados na primeira etapa será divulgada em 19 de setembro. A segunda etapa ocorre em 24 e 25 de setembro, com entrega de documentos. A relação final sai até 1º de outubro.

Quem não for contemplado poderá imprimir o boleto no site e pagar a taxa dentro do prazo de inscrição.

Permanência estudantil

A Uneb oferece políticas de permanência para alunos aprovados, como auxílios (complementar, permanência, parental, indígena, emergencial e de viagens), moradia estudantil e apoio psicossocial via Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Estudante (Emae).

Internacionalização

A universidade também mantém foco na internacionalização. Hoje, conta com 79 acordos de cooperação internacional e programas de mobilidade acadêmica que oferecem benefícios como passagens, auxílio de instalação e bolsas

Arquivos