Nesta quinta-feira (29) o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo César Miguez, descartou, em entrevista à Rádio Metrópole, qualquer possibilidade de cancelamento do semestre ou encerramento das atividades da instituição. “Essa discussão, em momento algum, passou nem pela administração central, nem pelos Conselhos Superiores” afirmou.
Miguez também explicou como a instituição tem sido gerenciada desde que a situação financeira ficou comprometida após o bloqueio de R$ 37,342 milhões do seu orçamento de custeio. “A decisão nossa é de garantir condições mínimas necessárias ao funcionamento da universidade. Estamos nos referindo ao ensino, pesquisa e extensão. Os cuidados no sentido de promover redução no consumo de determinados itens tem sido uma preocupação constate da universidade, não apenas agora” detalha. A universidade também terá R$ 55.906.411 a menos para o ano de 2019.
Segundo vice-reitor, o pagamento de parte da dívida com o Grupo MAP, empresa responsável pela prestação de serviços, já foi feito. “A situação nesse momento está regularizada. Portanto, hoje, às 19h, os vigilantes estarão em seus postos de trabalho” garantiu.