Rubro-negro teve atuação abaixo, mas foi eficiente para superar o adversário em mais um confronto direto
No quinto confronto direto seguido pela permanência na Série A, o Vitória foi até o estádio Heriberto Hülse para enfrentar o Criciúma, pela 34ª rodada, e levou a melhor. Com um homem a mais após a expulsão de Claudinho ainda no primeiro tempo, o Leão teve o controle da partida e bateu o adversário por 1×0, na tarde desta quarta-feira (20). Janderson marcou o único gol do jogo.
Com a volta de Lucas Esteves e Willian Oliveira ao time titular, o rubro-negro começou com a posse de bola e se defendendo das subidas com velocidade do rival. Apesar do início sem criatividade, a equipe do técnico Thiago Carpini contou com a expulsão do lateral direito do Criciúma para ficar com mais tranquilidade para controlar o jogo.
Com o resultado, o Vitória somou mais três pontos na conta e chegou aos 41, abrindo quatro de distância para a zona de rebaixamento. Mas o Leão não terá muito tempo para comemorar, já que enfrenta o Botafogo, líder do Brasileirão, neste sábado (23). A bola rola às 19h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O JOGO
Quando o apito soou pela primeira vez na partida, os donos da casa avançaram logo no minuto inicial, tentando pegar o rubro-negro desprevenido. A estratégia da equipe comandada por Cláudio Tencati durante a competição, de aproveitar a velocidade do elenco para explorar os contra-ataques, também pôde ser vista no confronto desta quarta-feira (20).
O Vitória fechava a linha de passe dos volantes do Tigre, mas a marcação pouco adiantou, já que o Criciúma entendeu o campo encharcado e passou a usar lançamentos em sequência. Nesse recorte de ações, o visitante manteve a posse de bola, mas não conseguiu produzir chances reais de gol.
No meio da primeira etapa, foi o clube baiano que aproveitou um lançamento longo. Nas costas do lateral direito Claudinho, Carlos Eduardo ganhou a disputa e foi parado com falta. Na revisão de vídeo, o árbitro expulsou o jogador do Criciúma pela chance clara de gol. Após o cartão vermelho, Bolasie virou a única referência dos catarinenses e teve sucesso em sustentar a posse contra os defensores do Leão.
Mesmo com um homem a mais, o rubro-negro não conseguiu transformar a superioridade numérica e a posse da bola em chances com perigo. Além do campo pesado pela chuva, a construção de jogadas pecava em velocidade e criatividade. Culpa disso veio pela partida discreta de Matheuzinho, que destoou em relação aos últimos confrontos.
A volta do intervalo contou com a saída de Gustavo Mosquito para a entrada de Janderson. Apesar da possibilidade em explorar uma dupla de centroavantes com o homem a mais, Carpini deixou o camisa 39 como um ponta pela esquerda. Em campo, a modificação pouco mudou o cenário da partida. Pelo contrário, já que Cláudio Tencati botou mais um jogador de velocidade.
O Vitória conseguiu um escanteio aos 26 minutos que mostrou a influência do treinador na partida. Na cobrança, Matheuzinho levantou a bola na área e Janderson subiu mais que todo mundo para balançar as redes do goleiro Gustavo.
Após o gol, o Leão passou a controlar ainda mais, desacelerando o ritmo do confronto para anular a velocidade das descidas do Tigre. Ofensivamente, a criação de jogadas continuou a desejar. A vantagem no placar deixou os comandados de Carpini conformados, o que permitiu os adversários a gostarem do jogo. A pressão no final da partida causou apreensão nos torcedores rubro-negros, mas sobrou alívio quando o jogo chegou ao fim: 1×0 para o Vitória.
Ficha Técnica
Criciúma 0x1 Vitória – 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Ronald (Jhonata Robert), Newton, Fellipe Mateus (Arthur Caíke) e Matheusinho (Allano); Vizeu (Dudu) e Bolasie (Pedro Rocha). Técnico: Cláudio Tencati.
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Willan Lepo), Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Machado), Willian Oliveira (Léo Naldi) e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Janderson), Carlos Eduardo (Zé Hugo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Local: Heriberto Hülse
Gol: Janderson, aos 22 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Willian Oliveira, Willean Lepo e Wagner Leonardo (Vitória); Bolasie (Criciúma)
Cartão vermelho: Claudinho (Criciúma)
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (Trio do Rio Grande do Sul)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)