sábado, 19 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

WhatsApp terá anúncios e canais pagos; veja como vai funcionar

Aplicativo passará a exibir publicidade pela primeira vez desde o lançamento em 2009

O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo, passará a exibir anúncios. A atualização será implementada de forma gradual a partir desta segunda-feira (16).

Os anúncios serão exibidos na aba “Atualizações”, na ferramenta onde o aparecem os “Status”, similar aos “Stories” do Instagram. Além disso, canais também poderão cobrar usuários por acesso a conteúdos exclusivos e poderão pagar para terem a exibição impulsionada.

Os usuários também serão redirecionados para conversas com anunciantes ao clicar em alguma publicidade. De acordo com a Meta, empresa que administra o WhatsApp, as mensagens pessoas enviadas na aba “Conversas” não serão usadas para personalizar os anúncios.

As informações usadas para determinar a publicidade mostrada serão de país, cidade e idioma. A maneira como os usuários interagem com os canais e anúncios também poderá ser usada para definir o que será visto. Se o aplicativo estiver ligado à Central de Contas da Meta, dados do Facebook e Instagram também poderão ser usados para segmentar a publicidade.

A meta afirma que mais de 3 bilhões de pessoas usam o WhatsApp diariamente, sendo que 1,5 bilhão delas acessam a aba Atualizações todos os dias. Comprado pela Meta em 2014, o WhatsApp foi lançado em 2009 e nunca exibiu anúncios. Antes gerava receitas a partir de serviços para empresas, como o WhatsApp Business.

Foto: Reprodução

Arquivos