quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Defensoria Pública recomenda que prefeitura altere nome de rua nobre em Ondina

Mudança do nome da rua “Morro do Escravo Miguel” tem o objetivo de conscientizar a população sobre o tema

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) recomendou que a prefeitura de Salvador altere o nome da rua Morro do Escravo Miguel, situada no bairro de Ondina. De acordo com o órgão, a mudança visa promover uma conscientização sobre o tema.

“A recomendação tem o intuito de ressaltar que pessoas negras não eram, em si, escravas. O povo negro foi escravizado e este passado, que até hoje tem inúmeros reflexos em nossa sociedade, deve ser lembrado com referências positivas à luta negra, homenageando os que ousaram lutar contra a ordem escravocrata, em vez de reproduzir a desumanização do lugar comum de escravo”, ressalta a defensora pública Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de equidade Racial.

A escolha de nomes para logradouros deve levar em consideração, segundo a DPE, nomes brasileiros que tenham se distinguido pela prática de atos heroicos e edificantes, nomes populares consagrados pelo uso, data de significação especial para a história, dentre outros feitos relevantes na história.

A área recomendada hospeda um dos circuitos do carnaval, o Dodô. Além disso, no local, estão situados casas de luxo com vista mar.

Foto: Google Maps

Arquivos