Salvador conseguiu aplicar todas as 56 mil doses de vacina da dengue antes do vencimento dos imunizantes. A diretora de vigilância da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andréa Salvador, disse, nesta quarta-feira (24), que a procura pela vacinação só se intensificou na última semana, quando houve uma ampliação do público alvo e o lote recebido estava perto de acabar.
“A procura realmente existiu nessa reta final, mas ela ainda é muito aquém do esperado, assim como o recebimento dessas doses […] todas as 56 mil doses foram usadas em Salvador, não chegou a expandir para a faixa de 4 a 59.”, comentou a especialista, em entrevista ao Metropole Serviço.
Apesar de ver como positivo ter esgotado as doses, a diretora afirmou que a imunização contra a doença ainda caminha a passos lentos “A vacinação começou de uma forma onde já sabíamos que não tinha vacinas suficientes para o público, o problema é que eu não posso considerar uma grande procura quando recebo muito menos do que deveria. O meu público é de 226 mil pessoas e eu recebo 56 mil doses”, acrescentou.
A estratégia a que Andréa Salvador se refere são as orientações que o Ministério da Saúde enviou aos municípios na última semana, dia 18, para que o público alvo da campanha de vacinação fosse ampliado para a faixa de 6 a 16 anos.
Foto: Felipe Aguiar/Metropress