sábado, 9 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Governo federal assume projeto de ferrovia Salvador-Feira

Estudo encomendado pelo Governo do Bahia que estava sendo feito pela CCR foi descontinuado

O projeto de construção de uma ferrovia para ligar Salvador a Feira de Santana sofreu uma mudança significativa, o que indica que pode finalmente sair do papel. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) informou ao Portal A TARDE que o estudo encomendado pelo Governo da Bahia à CCR Metrô Bahia – empresa concessionária do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) – para a viabilização da obra foi descontinuado.

A pasta explicou que a interrupção se deu porque o Governo Federal está desenvolvendo um novo estudo voltado à implantação do trem entre os dois maiores municípios do estado. De acordo com a Sedur, “a decisão visa evitar a sobreposição de esforços e garantir uma melhor coordenação entre as esferas estadual e federal.”

A modificação do projeto coincide com o interesse de uma empresa. Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o requerimento da TIC Bahia Ltda. para obtenção de uma outorga de autorização ferroviária.

Conforme explicou a ANTT, o objetivo da publicação foi tornar público o interesse da empresa na exploração de estrada de ferro com foco no transporte misto, de cargas e passageiros. De acordo com o pedido, o trajeto passaria por Salvador e Feira de Santana, com extensão aproximada de 98 km.

Ainda de acordo com o órgão federal, a previsão para o início das obras ou esboço do projeto estão em análise por parte da área técnica desta Agência.

Trajeto passaria por Salvador e Feira de Santana, com extensão aproximada de 98 km – 

Arquivos