Homenagem para Fafá acontece no mês de agosto
A cantora Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, vai receber o Título de Cidadã Soteropolitana da Câmara Municipal de Salvador (CMS). A homenagem acontecerá no dia 21 de agosto de 2025, às 18h.
A iniciativa é do vereador Felipe Santana (PSD), que propôs a concessão do título como forma de reconhecer a importância artística e cultural de Fafá e sua ligação com a capital baiana. “É um orgulho entregar este título a uma das maiores vozes do Brasil”, declarou o parlamentar.
Quem é Fafá de Belém
Nascida em 1956, na capital do Pará, foi em Salvador que a cantora e compositora começou a carreira musical. Fafá foi descoberta, aos 16 anos, ainda em Belém, pelo produtor musical Roberto Santana, que estava procurando talentos para as gravadoras Philips e Polidor. Mas somente aos 18 anos aceitou o convite e partiu para a Bahia. A estreia foi no Teatro Vila Velha.
O primeiro contato do Brasil inteiro com o talento de Fafá aconteceu na trilha sonora da novela ‘Gabriela’, exibida pela TV Globo em 1975. Aproveitando o sucesso, naquele mesmo ano, a gravadora Phillis lançou o primeiro compacto de Fafá. Em 1976, a cantora lança seu primeiro disco, chamado ‘Tamba-Tajá’. Os próximos lançamentos da artista foram ‘Água’, de 1977, e ‘Banho de Cheiro’, de 1978.
Depois disso, a carreira da artista deslanchou e ela lançou outros trabalhos de sucesso, como ‘Estrela Radiante’ (1979), ‘Crença’ (1980), ‘Essencial’ (1982), ‘Fafá de Belém’ (1983), ‘Aprendizes da Esperança’ (1985), entre outros.
Foto: Divulgação