segunda-feira, 13 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Obras do VLT terão 20 hectares desapropriados em Valéria

Área próxima ao Hospital do Subúrbio equivale a 29 campos de futebol

O governador Jerônimo Rodrigues desapropriou uma área de 207.412,35 m², equivalente a 20 hectares, no bairro de Valéria para obras do VLT. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (19).

A área tem o tamanho de 29 campos de futebol e está localizada entre o quilômetro 04 da BA-528, em frente à Avenida Olindina, e o acesso ao Hospital do Subúrbio.

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) foi responsável pelos estudos para a escolha do local. O decreto autoriza a companhia a promover atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, para a desapropriação, incluindo pagamento de indenização.

O trecho, que fica na estrada do Derba, ligará o bairro de Paripe a Águas Claras com oito paradas e cerca de nove quilômetros de extensão.

As obras do VLT, ao todo, tem extensão de 40 km. A obra iniciou em junho de 2024 e deve durar cerca de quatro anos. O consórcio Cetenco/Agis/Consbem executa a obra, com investimento do governo estadual de cerca de R$ 1 bilhão.

Segundo Rui Costa, ministro da Casa Civil, o governo Jerônimo tem um projeto para a extensão do VLT ir até a estação do metrô do Retiro.

Foto: Divulgação

Arquivos