A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lança a nova edição do projeto Viver Salvador. O evento ocorre na Rua Chile e na Praça Municipal e segue até 9 de novembro de 2025, com cortejo do Balé Folclórico da Bahia e show de Jau na abertura. A iniciativa oferece atividades gratuitas para toda a família e visa democratizar o acesso à cultura e impulsionar a economia criativa local.
O cortejo do Balé Folclórico da Bahia percorre a Rua Chile às 19h da sexta-feira de abertura. Em seguida, às 20h30, o cantor Jau faz show no Palco Duomo instalado na Praça Municipal. A programação inicial inclui DJs, apresentações musicais e atrações infantis.
O Viver Salvador ocupa a rua mais antiga do Brasil com instalações cenográficas, esculturas e espaços instagramáveis como a Casa Submersa e o Coco Gigante. Haverá ainda Palco Oca para shows e oficinas, mobiliário urbano afetivo e paisagismo com vasos de até 2 metros.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, afirma que o projeto é um convite à ocupação afetiva do espaço urbano. “O Viver Salvador é um convite para que todos nós saiamos de casa e ocupemos com alegria e afeto os espaços públicos da nossa cidade. A Rua Chile vai pulsar cultura, história e beleza, mostrando o quanto Salvador é viva, criativa e cheia de possibilidades. Essa é uma iniciativa que reforça nosso compromisso em aproximar a arte das pessoas e em incentivar que cada soteropolitano viva, de fato, o dia a dia da cidade”, diz (Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo).
Andrea Velame, presidente da Associação da Rua Chile e curadora da edição, destaca o caráter colaborativo e a valorização do patrimônio. “Sou daquelas pessoas completamente apaixonadas pela minha cidade… Acredito que a união de pessoas e projetos colaborativos é o caminho da nossa cidade”, afirma (Andrea Velame, presidente da Associação da Rua Chile).
A programação será temática por semanas. Entre os temas estão “Primavera e Bem-estar”, “Design e Artesanato”, “Outubro Rosa”, “Dia das Crianças”, “Consciência Negra” e “Memórias Afetivas de Salvador”. Haverá feiras de artesanato e antiguidades, oficinas criativas, aulas de yoga, sessões de cinema ao ar livre, rodas de conversa e atividades infantis.
Confira a programação do Viver Salvador na Rua Chile:
Sexta – 05/09
18h às 19h – Dj Belle
19h às 20h – Cortejo do Balé Folclórico
20h às 20:30h – Dj Belle
20:30h às 22h – Jau
Sábado – 06/09
18h às 19h – Dj Ian Fragas
19h às 20h – Jazz com Jazz na Avenida
20h às 20:30h – Dj Ian Fragas
20:30h às 22h – Miss Suéter
Domingo – 07/09
17h às 20h – DJ Leo Mello
20h às 21:30h – Outras Vozes