domingo, 12 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Show de Nelson Rufino acontece neste fim de semana no Pelourinho

Nelson Rufino volta ao Pelourinho neste domingo (14) para um show especial no Largo Quincas Berro D’Água, às 15h. O cantor celebra 83 anos de vida e 60 de carreira e recebe como convidados Edil Pacheco e Márcia Short. A entrada para o show é 1 kg de alimento não perecível.

O retorno de Rufino ao Pelourinho reafirma a força do samba baiano e valoriza o espaço como palco de resistência e identidade cultural. O espetáculo integra uma programação que começa na sexta (12) e vai até domingo (14), com festivais, premiação e apresentações que promovem intercâmbio artístico entre o Brasil e países africanos de língua portuguesa.

Confira a programação cultural no Pelourinho — 12 A 14 DE SETEMBRO

SEXTA-FEIRA (12) — 19h — Gratuito

-Largo Tereza Batista — Festival Zona Mundi: Ana Barroso (BA) e Nino Galissa (Guiné-Bissau).
-Largo Pedro Archanjo — Festival Zona Mundi: Forró da Gota (BA) e Os Bambas do Nordeste (BA).
-Largo Quincas Berro D’Água — Festival Zona Mundi: Mateus Aleluia Filho (BA) e Rei Helder Kuduro (Angola).

(Observação: o Zona Mundi é um circuito eletrônico de som e imagem. Esta é a 10ª edição, que celebra o intercâmbio entre artistas brasileiros e de países africanos de língua portuguesa.)

SÁBADO (13)

-Largo Tereza Batista — 15h30 — Conectar Cultural: cerimônia de premiação e homenagem aos fazedores de cultura do Recôncavo. Gratuito.
-Largo Pedro Archanjo — 19h — Chocolate Batidão apresenta “Show das Drags”, com convidadas Mara Ribeiro e Patrícia Gomes. Abertura: Decoh Andrade. Performances de -Duda Baroni e Lázaro Dumont. Gratuito.
-Largo Quincas Berro D’Água — 9h — Festival LGBTricolor: Bonde das Maravilhas (RJ), DJ Paulillo (BA), Casa Crioula (BA), DJ Freguesia (BA) e Samba Ohana (BA). Lançamento do livro Chegay, sou LGBTricolor, de Onã Rudá. Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

DOMINGO (14)

-Largo Tereza Batista — 13h — Feijoada da Negra Jhô. Ingressos R$100 (vendidos no salão de Negra Jhô, no Pelourinho). Haverá desfile da Corte Africana da Condessa de Ébano, com saída às 13h30 da Rua Frei Vincente, nº 4. Cortejo conduzido pela banda Didá. Atrações no largo: Tá Na Fita, Omó Óbá, Aloísio Menezes e O Pretinho.
-Largo Quincas Berro D’Água — 15h — Nelson Rufino convida o samba da Bahia. Convidados: Edil Pacheco e Márcia Short. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.

Todas as atrações têm caráter cultural e comunitário. Parte da programação é gratuita. O Festival Zona Mundi ocupa três largos simultaneamente e promove intercâmbio entre Brasil e países africanos de língua portuguesa.

Arquivos