quinta-feira, 18 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Hospital Ortopédico da Bahia passa a contar com médico hebiatra para adolescentes

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) unidade pública do Governo do Estado administrada pelo Einstein Hospital Israelita, passou a contar com um médico hebiatra em sua equipe. A especialidade é voltada para o cuidado integral de adolescentes, com acompanhamento clínico, físico, emocional e social.

O atendimento inclui prevenção e orientação em temas como sexualidade, nutrição, saúde mental e acidentes. “A abordagem favorece um cuidado mais direcionado e personalizado aos adolescentes”, afirma Cefas Pio, médico hebiatra do HOEB.

Desde o início do ano, 796 pacientes pediátricos foram atendidos na unidade. Desses, 389 eram adolescentes, o que representa 48%. Entre os jovens, 294 apresentaram traumas, em sua maioria relacionados a acidentes automobilísticos e esportivos. Os números reforçam a importância de um cuidado especializado nessa fase da vida.

Para marcar o Dia do Adolescente, celebrado em 23 de setembro, o HOEB realizará uma programação especial a partir das 13h. O evento será voltado para adolescentes internados e já atendidos na unidade e contará com palestras e dinâmicas interativas sobre saúde física e mental, qualidade de vida e cotidiano dos jovens.

“Ter um hebiatra no hospital significa oferecer um cuidado especializado, que compreende as especificidades da adolescência, em um período de intensas mudanças e descobertas. Essa atenção é fundamental para que o jovem se sinta acolhido e tenha apoio para se desenvolver de forma saudável”, explica o diretor do HOEB, Roger Monteiro.

Estrutura do Hospital

Inaugurado em 4 de março de 2024, o HOEB é o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, a unidade oferece serviços 100% regulados pela Central Estadual de Regulação e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial.

O hospital conta com 212 leitos, 13 salas cirúrgicas e equipamentos modernos como ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e piscina aquecida para fisioterapia aquática. É a primeira unidade administrada pelo Einstein no Nordeste.

Arquivos