domingo, 22 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Porgrama ‘Morar Melhor’ entrega mais de 100 casas reformadas na Baixa de Quintas

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (19), 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor na comunidade da Baixa de Quintas. Esta foi a segunda etapa de intervenções na localidade, que agora contabiliza 234 residências requalificadas.
O prefeito Bruno Reis (União) participou da cerimônia, foi recebido por um grupo de percussão e conversou com moradores sobre os benefícios das obras.

O ‘Morar Melhor’ completa 10 anos em 2025 e, segundo a gestão municipal, já beneficiou mais de 60 mil famílias na cidade. As intervenções realizadas incluem reboco, instalação elétrica, pintura, reforma de telhado, troca de portas e janelas e revestimento de banheiros com kit sanitário.

As obras visam reduzir problemas de saúde causados por infiltração, mofo e umidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A moradora Valdeci Marques, 64 anos, uma das beneficiadas, vive há 40 anos na Vila Gaspar. A filha dela, Diana Marques, relatou as condições anteriores da casa.

“A casa estava em uma situação muito complicada. Estava só no bloco e com muitos problemas devido ao tempo. Conseguimos bater a laje e fazer dois quartos em cima, com o auxílio emergencial, mas ainda faltava fazer muita coisa, principalmente embaixo. O banheiro não tinha piso e nem caída de água. Quando a gente tomava banho, molhava tudo e deixava úmido. Era o sonho da minha mãe ver essa casa reformada, e eu não tenho palavras para agradecer ao Morar Melhor”.

Valter Pontes / Secom PMS

Na casa de Valdeci, o programa executou reboco, revisão da instalação elétrica, pintura, reforma do telhado, revestimento cerâmico no banheiro e instalação de novo kit sanitário. As intervenções também contemplaram novas portas e janelas e revestimento das paredes.
O conjunto de obras foi apresentado à comunidade durante a entrega e acompanhado por equipes da Seinfra.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, destacou o impacto do Morar Melhor na recuperação da autoestima e na saúde pública. “A gente percebe o quanto esse programa muda a vida das pessoas, como o próprio slogan dele diz: ‘mudar de vida, sem mudar de endereço’. Ele cria um sentimento de pertencimento à comunidade”, afirmou.

A coordenadora do programa, Cristiane Oliveira, reforçou o caráter socioassistencial: “O alcance social do Morar Melhor é muito grande, porque além de tratar a casa, a gente identifica as famílias e suas vulnerabilidades, tanto social quanto econômicas, e dá o direcionamento que elas precisam para serem assistidas pelos benefícios sociais e outras políticas públicas. É um trabalho socioassistencial e de saúde”.

Publicidade

Arquivos