A Campanha Antirrábica da Prefeitura de Salvador, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entra no último final de semana de oferta do imunizante nos postos itinerantes e volantes dos bairros estratégicos da capital. As unidades móveis funcionam das 9h às 16h.
A imunização é apontada como medida essencial para impedir a circulação do vírus da raiva, que pode ser transmitido aos seres humanos pela saliva de animais infectados. A lista completa dos locais de vacinação está disponível no site da SMS: https://saude.salvador.ba.gov.br/.
Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva, reforça a urgência: “A campanha está chegando ao fim. Convidamos os tutores para aproveitar a comodidade dos postos fixos e volantes da campanha e vacinar seus pets. É fundamental que todos tragam seus cães e gatos, pois nosso empenho é imunizar o maior número possível, mantendo a raiva sob controle e garantindo uma Salvador mais segura para todos”, destaca.
Após o término da campanha, na terça (30), a vacina seguirá disponível em 91 unidades de saúde de Salvador. Nessas unidades a aplicação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Quem pode vacinar
Podem receber a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Animais que tomam a dose pela primeira vez precisam de reforço após 30 dias.
Por que vacinar
A vacinação em massa mantém a circulação do vírus sob controle e protege a população humana e animal. A estratégia municipal combina postos volantes para ampliar a cobertura imediata e a oferta permanente nas unidades de saúde para garantir acesso contínuo.