Em mais um dia da Operação Bebidas Etílicas, três estabelecimentos comerciais foram autuados e 212 garrafas de bebidas alcoólicas impróprias para consumo foram apreendidas nesta quinta-feira (9), em Salvador. A fiscalização aconteceu em fábricas, depósitos e distribuidoras nas regiões de Itapuã e Stella Maris, além de uma barraca de praia, que não apresentou irregularidades após denúncia.
Produtos fora do prazo e autuações
As bebidas apreendidas foram descartadas por estarem com o prazo de validade vencido, evitando riscos aos consumidores. Os estabelecimentos autuados pelo Procon-BA têm até 20 dias para apresentar defesa e podem ser multados, além de responderem a processo administrativo caso as irregularidades sejam confirmadas.
Foco na segurança do consumidor
O diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, reforça que a operação intensifica a fiscalização nos grandes fornecedores para ampliar a segurança dos consumidores. A ideia é atuar preventivamente em toda a cadeia produtiva para impedir produção e venda de bebidas adulteradas ou falsificadas.
Força-tarefa integrada
A operação envolve órgãos como a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública com a Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Delegacia do Consumidor, Secretaria de Saúde e Codecon, que juntos combatem a adulteração de bebidas alcoólicas no estado.
Combate à intoxicação por substâncias tóxicas
Iniciada em 6 de outubro, a força-tarefa faz parte das ações do Governo da Bahia para proteger a população da intoxicação por metanol e outras substâncias prejudiciais à saúde, garantindo mais segurança na comercialização de bebidas.