A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou, na última sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital que abre quatro vagas para o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp).
Duas das vagas são destinadas a representantes de organizações ou entidades da sociedade civil cuja atuação esteja voltada à segurança pública e à defesa social. As outras duas são voltadas a entidades que representam profissionais da segurança pública com sede no estado.
As instituições interessadas devem se cadastrar previamente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) até a próxima segunda-feira (20). Já aquelas que já possuem cadastro ativo precisam apenas manifestar interesse em participar do processo seletivo.
A Assembleia Eleitoral para a escolha dos novos representantes será realizada no dia 25 de fevereiro de 2026, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
Atualmente, o Conesp conta com representantes do Corpo de Bombeiros, das Polícias Militar, Civil e Técnica, além de membros da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, do Tribunal de Justiça da Bahia, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, de agentes de trânsito e portuários, da Guarda Municipal de Salvador e de entidades civis.
O conselho tem papel consultivo e deliberativo na formulação de políticas públicas de segurança e defesa social, contribuindo para o diálogo entre o poder público e a sociedade.
