quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Taís Araújo registra denúncia no compliance da Globo por papéis de personagens negros

A atriz Taís Araújo registrou formalmente uma queixa no setor de compliance da TV Globo para questionar “a forma como personagens negros têm sido retratados na teledramaturgia da emissora”.
Ela usou como exemplo sua última protagonista, Raquel, no remake da novela das nove Vale Tudo. Segundo a atriz, o papel teria sido escrito de modo a reduzir protagonismo e força da personagem original de 1988.

Ainda conforme a publicação do colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, o registro no setor ocorreu após um desentendimento entre ela e a autora da trama, Manuela Dias. A conversa aconteceu em agosto, quando Taís teria manifestado insatisfação com o roteiro.

Ela relatou que sua motivação não era apenas uma divergência criativa, mas “provocar uma discussão institucional sobre representatividade e estereótipos raciais”.
Segundo o colunista, Taís teria relatado estar sendo cobrada por integrantes do movimento negro dos quais participa sobre como a personagem Raquel vinha sendo retratada.

De acordo com o relato, Manuela Dias teria discordado das críticas, e a reunião se encerrou em discussão. Dias depois, Taís formalizou a queixa no compliance da emissora. A autora da novela também teria apresentado uma reclamação no mesmo setor, alegando quebra de conduta ética pela artista ao expor publicamente o descontentamento.

Fontes próximas à atriz afirmam que o movimento não teve caráter pessoal, e sim o desejo de ampliar o debate interno sobre a forma como novelas da emissora retratam pessoas negras — especialmente em papéis de protagonismo.

Publicidade

Arquivos