segunda-feira, 26 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

SDE aprova 43 projetos com incentivos fiscais e mais de R$ 1,6 bi em investimentos para a Bahia

A Bahia segue ampliando sua capacidade produtiva com novos investimentos atraídos por meio de políticas de incentivos fiscais. Os Conselhos Deliberativos dos Programas ProBahia e Desenvolve, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), aprovaram, na última terça-feira (4), 43 novos projetos que somam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos. As iniciativas devem gerar 1.241 empregos diretos em diferentes regiões do estado.

De acordo com o secretário da SDE e presidente do colegiado, Ângelo Almeida, o resultado reforça o cenário positivo para quem aposta no potencial econômico baiano.

“A Bahia vive um novo ciclo de atração de investimentos. Persisto afirmando que somos um ambiente propício para novos empreendimentos, e o número de projetos em ampliação demonstra o nosso potencial. Reafirmamos o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, com uma política econômica descentralizada, moderna e sustentável. Esses projetos refletem a confiança dos investidores na nossa gestão, na segurança jurídica e no ambiente favorável que a Bahia oferece a quem acredita no nosso potencial produtivo”, destacou.

Os investimentos contemplam 22 municípios distribuídos entre o interior e a Região Metropolitana de Salvador (RMS), com ações voltadas à implantação, ampliação, modernização e aquisição de ativos fixos. A maior concentração está no setor agroindustrial, seguido de projetos nas áreas de mineração, energias renováveis, indústria química e de transformação, reforçando a diversificação da economia baiana.

Esses empreendimentos consolidam a estratégia de interiorização do desenvolvimento, promovida pelo governo estadual, que busca descentralizar oportunidades e fortalecer polos econômicos fora da capital.

Arquivos