quinta-feira, 20 novembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Hospital particular de Alagoinhas entra no “Agora Tem Especialistas” com atendimentos gratuitos

O Hospital Alagoinhas se tornou o primeiro hospital particular da Bahia a aderir ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A unidade passará a ofertar gratuitamente atendimentos e cirurgias especializadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em troca da quitação de impostos federais. Os atendimentos serão feitos por encaminhamento das centrais de regulação estadual e municipais, com agendamento prévio.

A assinatura do termo de adesão ocorreu neste sábado (15), durante visita do diretor nacional do programa, Rodrigo Oliveira, às instalações da unidade. Ele afirmou que a alta demanda por cirurgias ortopédicas complexas partiu do próprio município.

“Essa necessidade foi prontamente atendida pelo hospital, com a inserção de próteses de quadril e joelho. Isto vai contribuir muito não só para reduzir o tempo de espera da população por este tipo de atendimento médico, mas também para reduzir as distâncias percorridas pela grande maioria de pacientes que precisa se deslocar até Salvador para cuidar da saúde”, afirmou. Para ele, a parceria leva “mais conforto, segurança e agilidade para os pacientes”.

Pelo programa, o Hospital Alagoinhas converterá R$ 3,5 milhões em atendimentos ao SUS em créditos financeiros para abater tributos federais. O volume corresponde a cerca de R$ 500 mil mensais, que devem resultar em uma média de cem cirurgias por mês no município.

A unidade vai oferecer procedimentos gratuitos em diversas especialidades, incluindo pequenas cirurgias de pele e tecido subcutâneo, cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço e cirurgias abdominais, como colectomia e procedimentos por videolaparoscopia.

Outros cinco hospitais privados da Bahia aguardam avaliação do Ministério da Saúde para aderir ao Agora Tem Especialistas. A medida integra o pacote de ações federais para ampliar o atendimento especializado no SUS e reduzir filas de consultas, exames e cirurgias.

A assinatura contou com a presença do prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo; do secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira; do gerente do hospital, Henrique Souza; do diretor nacional do Grupo Athena Saúde, Horácio Battistini; da superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli; além de secretários municipais e representantes do Cosems.

Ações do programa

O Agora Tem Especialistas concentra esforços para reduzir o tempo de espera em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A estratégia envolve a integração de estruturas públicas e privadas, com hospitais filantrópicos e particulares podendo prestar serviços ao SUS em troca da compensação de dívidas tributárias vencidas ou a vencer.

Sobre o Hospital Alagoinhas

O Hospital Alagoinhas atende atualmente pacientes particulares e de 26 convênios. É o maior hospital da região da Diretoria Regional de Saúde (Dires), que abrange mais de um milhão de habitantes em 32 municípios, como Aramari, Aporá, Esplanada e Sátiro Dias.

Com localização estratégica entre as BRs 101 e 110, a unidade também atende usuários em trânsito. Com capacidade ociosa, a expectativa é de que os atendimentos reduzam significativamente a fila da regulação para cirurgias em toda a região.

Arquivos