quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Entenda a instabilidade que derrubou sites e apps pelo mundo

A empresa Cloudflare enfrentou, na manhã desta terça-feira (18), uma falha que impactou globalmente a infraestrutura da internet. A companhia, que é norte-americana, é uma das maiores fornecedoras globais de serviços de segurança, CDN e infraestrutura de rede.

Por meio e um comunicado a empresa informou que ” a rede global da Cloudflare está a apresentar problemas. A Cloudflare está consciente e a investigar um problema que pode afetar vários clientes. Mais detalhes serão dados assim que novas informações estiverem disponíveis”.

Qualquer falha em sua operação provoca reflexos imediatos em grandes plataformas, sites de notícia e sistemas corporativos.

O problema foi sentido em diversos países. No Brasil, a instabilidade começou a ser percebida por volta das 08h50 (horário de Brasília), segundo o Down Detector, plataforma usada para monitorar quedas de serviços e que também apresentou dificuldade de acesso durante o pico do problema.

Entre os serviços que registraram falhas estavam aplicativos e sites populares, como o X (antigo Twitter) e o ChatGPT. Veículos de imprensa, também enfrentaram instabilidade em suas páginas.

Usuários relataram que o feed do X não atualizava e exibiu a mensagem: “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página”.

Nos Estados Unidos, o impacto também se refletiu no mercado financeiro. As ações da Cloudflare, que já registravam leve queda, ampliaram as perdas e passaram a recuar mais de 2% nas negociações prévias à abertura das bolsas de Nova Iorque.

A empresa informou que segue trabalhando para normalizar o tráfego e restabelecer completamente seus serviços.

Publicidade

Arquivos