A Festa de Santa Bárbara, celebrada nesta quinta-feira (4), contará com uma operação especial de tráfego montada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) para organizar o fluxo e reforçar a segurança viária no Centro Histórico. As intervenções incluem proibição de estacionamento, bloqueios fixos e móveis, além de desvios em vias estratégicas da região.
Das 4h às 13h, o estacionamento será proibido na Ladeira Revolta dos Malês, em ambos os lados, para garantir a reserva de vagas aos veículos oficiais do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia.
Barreiras fixas serão instaladas entre 5h e 16h na Ladeira Ramos de Queiroz (parte baixa), na Rua das Flores com a Ladeira Ramos de Queiroz e na Rua do Tabuão com o Caminho Novo do Taboão. Uma barreira semifixa funcionará das 7h às 16h na Rua Engenheiro João Pimenta Bastos com a Rua Siqueira Campos.
O trânsito será desviado, das 7h às 16h, no cruzamento da Rua Siqueira Campos com a Rua Engenheiro João Pimenta Bastos, além da Avenida J.J. Seabra (Aquidabã) e Rua Padre Agostinho Gomes.
A partir das 8h, barreiras móveis serão posicionadas em pontos como a Avenida J.J. Seabra, Ladeira Ramos de Queiroz (parte alta) com a Rua dos Marchantes, Rua Direita de Santo Antônio com a Rua dos Marchantes, além de acessos ao Hotel do Carmo. Outros bloqueios ocorrerão na Praça dos Veteranos e trechos da Rua Padre Agostinho Gomes.
O Largo do Pelourinho terá o tráfego interditado das 8h às 20h. A partir das 10h, bloqueios móveis progressivos serão instalados em locais como a Ladeira Revolta dos Malês, Rua do Tijolo, Rua do Saldanha, Rua São Francisco, Rua Ruy Barbosa, Ladeira do Prata e diversas entradas da Avenida J.J. Seabra.
Também haverá bloqueios progressivos de fluxo a partir das 10h em vias como Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho Gomes e no próprio Pelourinho, na chegada da procissão.
Motoristas que trafegam pelo Centro com destino à Baixa dos Sapateiros poderão optar pela Rua do Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia ou pelo Túnel Américo Simas. Quem vem das Sete Portas e Bonocô terá como alternativas o Vale do Nazaré, Avenida Joana Angélica e Saúde.
A operação ocorre anualmente para acompanhar o grande fluxo de fiéis e garantir maior fluidez durante a celebração, que marca a abertura das festas populares em Salvador.

