Salvador abriu oficialmente a temporada de cruzeiros 2025/2026, nesta terça-feira (2), com a chegada do MSC Seaview, que trouxe 5,2 mil turistas vindos de Búzios (RJ). O desembarque marcou o início de um período de alta estação que deve intensificar o fluxo turístico na capital baiana. A recepção contou com equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), banda percussiva e dançarinos de axé, reforçando a identidade cultural local logo na chegada dos visitantes.
A Bahia lidera o Nordeste em número de escalas marítimas nesta temporada, com 80 operações previstas, sendo 62 em Salvador. Para o diretor de Turismo da capital, Gegê Magalhães, a chegada do MSC Seaview inaugura o mês mais movimentado do calendário. “Um grande navio, um gigante dos mares chegando para dar o start desse período tão promissor para o turismo da nossa cidade. Esse é o maior navio dessa temporada e é muito importante para a gente receber bem e mostrar todo potencial que a gente tem”, destaca.
Dos 5.210 passageiros, 3.630 são estrangeiros. Para atender esse público, três promotoras bilíngues atuaram no porto, orientando visitantes de diferentes nacionalidades. Além da recepção com música e dança, a Secult distribuiu passaportes de visitação a equipamentos culturais, incentivando a circulação dos turistas pelos principais pontos da capital. Segundo Magalhães, a ação busca “encantar e apresentar a riqueza cultural da capital baiana logo na chegada dos visitantes”, fortalecendo a imagem de Salvador como destino vibrante.
Entre os visitantes estava a biomédica Janaína Letícia Lins, 27 anos, que desembarcou com um grupo de 20 pessoas, entre amigos e familiares. Pela primeira vez na cidade, ela elogiou o acolhimento e revelou a ansiedade em conhecer o Centro Histórico. “Estou amando tudo isso aqui. Essa música, a dança, esses desenhos, uma experiência cultural imediata já na chegada. Estou curiosiosa para o que está por vir. Salvador tem seus encantos e já quero conhecer tudo”, afirmou. A turista adiantou que pretende retornar. “Será nosso destino de viagem do ano que vem”, disse.
O entusiasmo também marcou a chegada do casal curitibano Carlos Seixas, 60 anos, e Rosemar Seixas, 56 anos. Eles afirmaram que a passagem por Salvador foi um dos fatores decisivos para escolher o roteiro do MSC Seaview. “Saber que iríamos parar aqui foi um dos motivos pelo qual escolhemos esse roteiro. A gente não conhece a cidade e hoje vamos aproveitar bastante o dia”, contou a cabeleireira.

