A tradicional Corrida Sagrada será realizada no dia 15 de janeiro, durante a Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas religiosas do Brasil. O evento abre oficialmente o calendário de corridas de rua na Bahia em 2026 e deve reunir mais de 2 mil corredores em um percurso único de 6,8 quilômetros.
As inscrições seguem abertas por meio da TF Sports, aplicativo da Track&Field, mas estão perto do encerramento, com menos de 5% das vagas disponíveis. A largada acontece no início da manhã, quando os primeiros fiéis ainda chegam à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.

O percurso segue até a Colina do Bonfim, onde ocorre a chegada dos atletas, unindo esporte, fé e tradição em um dos eventos mais simbólicos do calendário baiano.
“Mais uma vez, baianos e atletas visitantes terão a oportunidade de participar da prova e da Festa do Bonfim, com todo o sincretismo religioso que a envolve. É um evento esportivo que também carrega muita cultura, além de toda a energia de uma das festas populares mais tradicionais da Bahia”, afirmou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing, organizadora da competição.
A Corrida Sagrada conta com a promoção da Federação Baiana de Atletismo (FBA) e parceria da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A expectativa é de grande participação de atletas da Bahia e de outras regiões do país. A prova é aberta para corredores de ambos os sexos, a partir dos 16 anos, e contará com premiação para os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina.
Também haverá premiação para os melhores atletas em cada faixa etária, incluindo a categoria de Pessoas com Deficiência (PCD), no Triciclo. O evento será considerado uma Running Experience da Track&Field, iniciativa que incentiva a prática de atividades físicas como instrumento de saúde, socialização e qualidade de vida.

