Da Redação
Wagner Moura entrou para a história do cinema brasileiro ao se tornar, na noite do útimo domingo (11), na 83ª edição do Globo de Ouro, o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor ator em filme de drama. A conquista veio por sua atuação em “O Agente Secreto”, produção que também levou o troféu de melhor filme em língua não inglesa.
Na disputa, o ator brasileiro superou nomes de peso do cinema internacional, como Dwayne “The Rock” Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”), Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do Desconhecido”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Oscar Isaac (“Frankenstein”).
Durante o discurso de agradecimento, Wagner Moura fez questão de incluir uma mensagem em português. Após agradecer aos demais indicados, ao diretor Kleber Mendonça Filho e à família, o ator declarou: “Para todo mundo no Brasil assistindo a isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira!”.
O prêmio foi conquistado pela atuação em “O Agente Secreto”, filme ambientado em 1977. Na trama, Wagner interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando escapar de um passado misterioso, mas logo percebe que a cidade não é o refúgio que imaginava.
Além da vitória, o ator já havia feito história ao se tornar o primeiro brasileiro indicado na categoria de melhor ator em filme de drama. Em 2016, ele também concorreu ao Globo de Ouro como melhor ator em série de drama por seu trabalho em “Narcos”.
Com o resultado deste ano, o Brasil soma duas vitórias consecutivas no Globo de Ouro. Em 2025, Fernanda Torres venceu como melhor atriz em filme de drama, tornando-se a primeira brasileira a conquistar a estatueta na categoria.
A premiação fortalece ainda mais as chances de Wagner Moura ser indicado ao Oscar. A lista oficial dos indicados será divulgada no dia 22 de janeiro, e o ator já é apontado como favorito por veículos especializados como The Hollywood Reporter e Gold Derby. As votações para definir os indicados começam nesta terça-feira e seguem até sexta-feira (16).
Veja o discurso de Wagner Moura
“Muito, muito obrigado. Obrigado Globo de Ouro, obrigado aos meus colegas indicados, vocês são atores extraordinários. Divido isso com vocês, muito obrigado. Obrigado Neon, minha equipe, obrigado pela amizade. Kleber Mendonça Filho, irmão, você é um gênio, você é meu irmão, eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas. ‘O Agente Secreto’ é sobre memória, ou a falta dela, e trauma geracional. Eu acho que, se o trauma pode atravessar gerações, valores também podem. Isso vai para quem está firme nos seus valores em momentos difíceis. Para San, nossos filhos, nossa vida juntos, eu te amo muito. Para todo mundo no Brasil assistindo a isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira. Muito obrigado.”
